fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

⠀⠀⠀Assim como em nós, humanos, os cuidados com a saúde bucal nos pets também são muito importantes. No entanto, ao contrário das pessoas, os pets dependem dos seus familiares para manterem a higiene oral em dia. Mas, como fazer isso corretamente?
⠀⠀⠀Para nos explicar tudo tim tim por tim tim, conversamos com exclusividade com a Médica Veterinária Isabella Cito, residente do Colégio Europeu de Odontologia Veterinária e especializada em Odontologia e cirurgia BucoFacial Veterinária pela Universidad Complutense de Madrid, portadora do CRMV/RJ 10296.
⠀⠀⠀A entrevista está imperdível, acompanhe!

Pet Med – O que podemos entender por saúde bucal?
⠀⠀⠀Isabella Cito – Saúde bucal nos animais pode ser entendida como a capacidade de ingerir alimentos, vocalizar, se expressar, morder e lamber sem sinais clínicos e físicos de dor, incômodo ou odor.

Pet Med – Neste sentido, quais são as doenças mais comuns nos cães e nos gatos?
⠀⠀⠀Isabella Cito – As doenças mais comuns nos cães são o cálculo dentário, fraturas dentárias, gengivite e periodontite. Já nos gatos temos observado com maior frequência além da gengivite e periodontite, doenças tais como a Lesão de Reabsorção Odontoclástica, Complexo Estomatite.

Pet Med – O que leva os cães a terem problemas bucais?
⠀⠀⠀Isabella Cito – Os problemas variam conforme as doenças. Por exemplo, o acúmulo de cálculo dentário se dá pela falta de higiene, hábitos alimentares, Ph da saliva e fatores genéticos. Já as fraturas dentárias são causadas por traumas como quedas, brigas e brinquedos.

Pet Med – E os gatos?
⠀⠀⠀Isabella Cito – Em gatos, ambas as doenças de Lesão de Reabsorção e Complexo Estomatite ainda possuem causas desconhecidas, porém, são tratadas como doenças autoimunes.

Pet Med – No dia a dia quais são os sinais clínicos que os familiares devem ficar atentos  que possam indicar problemas bucais nos cães e nos gatos?
⠀⠀⠀Isabella Cito – É essa uma pergunta muito importante, pois proprietários de pets julgam que se o animal está com algum problema orodentário ele irá para de comer, e esse é o maior erro que acaba levando a negligência da doença e tratamento, muitas das vezes sendo tarde demais como nos casos de tumores orais.
⠀⠀⠀Comer para os animais é instinto de sobrevivência, raramente eles irão parar de comer por alguma questão oral. Se o pet para de comer ou evitar a comida, é mais provável de ser um problema interno como rim, fígado ou pâncreas.
⠀⠀⠀Quando há um problema orodentário, o pet fica mais seletivo para comer, opta por alimentos mais macios e demora mais para comer, porém quase nunca para totalmente de comer.
⠀⠀⠀Outros sinais clínicos que podemos observar é um odor fétido, aumento da salivação, dor ao manipular a boca, sangramento gengival, e gatos param de se lamber.

Pet Med – Quais são as complicações na saúde de cães e gatos, oriundas de problemas bucais?
⠀⠀⠀Isabella Cito – Uma vez que as bactérias do cálculo dentário entram na corrente sanguínea eles podem chegar a todos os órgãos.
⠀⠀⠀Um dos principais é o coração, mais especificamente as válvulas cardíacas causando o encurtamento delas, conhecido como “sopro”. O animal com periodontite tem seis vezes mais chances de desenvolver problemas cardíacos do que um cão saudável.
⠀⠀⠀No fígado as bactérias podem causar micro abscessos levando a inflamação e fibrose na veia porta hepática.
⠀⠀⠀No rim, por ser um órgão filtrador, as bactérias se alojam no endotélio podendo levar à glomerulonefrite.
⠀⠀⠀No pâncreas, a bacteremia eleva a resistência da insulina, piorando o controle glicêmico.

⠀Pet Med – Neste cenário, qual é a importância das medidas de prevenção?
⠀⠀⠀Isabella Cito – Quando tratamos anualmente a saúde oral dos nossos animais, não só prevenimos doenças em órgãos vitais de se instalarem, mas também conseguimos manter outras doenças já pré-existentes compensadas tais como doenças endócrinas e autoimunes.
⠀⠀⠀Por exemplo, animais que serão submetidos a quimioterapia ou radioterapia têm a indicação de realizar o tratamento periodontal previamente ao início do tratamento oncológico para diminuir a carga bacteriana existente e prevenir futuras infecções já que o organismo do animal e seu sistema imunológico estarão debilitados devido ao tratamento oncológico.

⠀Pet Med – E no dia a dia, como os tutores podem prevenir problemas bucais em seus pets?
⠀⠀⠀Isabella Cito – A melhor prevenção é sempre a higiene dentária diária com a escovação. Brinquedos, ossos e petiscos específicos podem ser utilizados para auxiliar na higiene e manutenção dentária.

⠀Pet Med – Sobre escovação: a partir de que idade pode ser feita?
⠀⠀⠀Isabella Cito – A escovação pode e deve ser iniciada a partir dos quatro meses de idade para dar início a fase de adaptação do pet ao ato de escovar. Realizando a adaptação desde filhote, tornará o processo mais sutil e agradável ao pet.

Pet Med – De que forma deve ser feita a escovação nos dentes dos cães e dos gatos?
⠀⠀⠀Isabella Cito – Recomendamos a escovação e o processo de adaptação para ser feito em um período de quatro semanas. Sempre utilizando pasta veterinária e escova com cerdas macias, infantil e humana.
⠀⠀⠀Na primeira semana é a adaptação inicial à pasta dentária veterinária. Hoje no mercado já temos pastas dentárias com sabor, o que facilita o processo. O tutor deve oferecer um pouco da pasta para pet lamber, uma vez ao dia todos os dias, isso fará com que o pet associe a pasta com um petisco.
⠀⠀⠀Na segunda semana inicie com a pasta no seu dedo e faça o movimento de escovação para o pet compreender que não dói e nem incomoda.
⠀⠀⠀Na terceira semana enrole uma gaze no dedo, coloque a pasta, e continue o movimento de escovação circular.
⠀⠀⠀Na quarta semana introduza a escova dentária com a pasta, sem colocar força ou pressão.
⠀⠀⠀A escovação deve ter foco principalmente nos dentes de trás, onde o tártaro se inicia, e não há necessidade de enxágue.

Pet Med – Por fim, em resumo: qual é a importância dos cuidados com a saúde bucal de cães e gatos?
⠀⠀⠀Isabella Cito – A famosa frase “A saúde começa pela boca” se adapta muito bem aos animais também. Ter uma boca e dentes saudáveis proporciona ao pet qualidade de vida e saúde dos órgãos.
⠀⠀⠀Vale ressaltar que a consulta odontológica e tratamentos dentários devem sempre ser realizados por médicos veterinários especializados em odontologia veterinária.
⠀⠀⠀Apenas os veterinários especializados possuem o conhecimento completo para diagnóstico e tratamento das doenças buco faciais, já que infelizmente a odontologia ainda não é incluída como matéria curricular nas universidades, formando veterinários clínicos sem conhecimento na área para poderem tratar corretamente essa parte.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco