fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

⠀⠀⠀Por Pauline Machado

⠀Assim como na medicina humana, a Campanha Novembro Azul que vem para chamar atenção para os cuidados com a saúde dos homens, a medicina veterinária também prevê cuidados com a saúde dos machos. Por isso, hoje, vamos saber como podemos prevenir o câncer de próstata em cães e gatos.
⠀Quem conversou conosco sobre o tema foi a Médica Veterinária Patrícia de Pinho e Souza Souza, portadora do CRMVRJ 9937, Mestre e Doutora em Comportamento Animal pela Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro.
⠀⠀⠀Acompanhe!

Pet Med – O que podemos entender por câncer de próstata?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.

Pet Med – De que forma o câncer de próstata pode acometer os pets?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – O câncer causa um aumento considerável da próstata. O que pode dificultar ou até obstruir a saída de fezes, e, por muitas vezes, o tutor só nota que o animal está com algum problema na próstata quando o animal apresenta dificuldades para defecar e também dificuldade em urinar ou até mesmo quando aparece sangue na urina.

Pet Med – Qual é a incidência de câncer de próstata em cães e gatos, dentre os vários tipos de tumores?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – Pode acometer 4% dos cães e se não forem castrados o número sobe muito para 80%.

Pet Med – Neste cenário, qual é a importância da Campanha Novembro Azul  também para os pets?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – A importância principal é que o câncer de próstata é uma doença que demora , no geral, a apresentar alguma manifestação visível ao tutor. Sem exames de rotinas e check-ups anuais , dificilmente um tutor perceberá o tumor, assim sendo, quando levam ao consultório o estágio já está mais avançado. Por esse motivo, lembrar ao tutor que ele precisa fazer exames de rotina, ajuda a iniciar o tratamento em um melhor momento, o que pode causar um menor sofrimento ao paciente.

Pet Med – O câncer é mais comum em cães e gatos não castrados?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – Sim, o número é muito maior em animais não castrados. Esse motivo se deve por causas hormonais e um desequilíbrio na produção de testosterona do animal macho.

Pet Med – No dia a dia quais são os sinais clínicos que os familiares devem ficar atentos  que possam indicar câncer de próstata?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – Dificuldade em defecar, fezes no formato de fita ou não conseguir defecar, ou seja, bloqueio total da saída das fezes.
⠀⠀⠀Também vemos dificuldade ou demora em urinar e sangue na urina. Episódios de cistites também são outros sinais clínicos do câncer de próstata.

Pet Med – Quais são as causas mais comuns do câncer de próstata em cães e gatos?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – A causa é não castração . A causa é o desequilíbrio hormonal em machos.

Pet Med – Como identificar o diagnóstico do câncer de próstata nesses animais?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – Exames de ultrassom e toque retal.

Pet Med – E quanto aos tratamentos, quais são os mais eficazes?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – O tratamento mais comum e conhecido é a castração, porém existem quimioterápicos que podem ser usados.

Pet Med – Por fim, como, de modo geral, podemos prevenir o câncer de próstata em cães e gatos?
⠀⠀⠀Patrícia Souza – A castração é uma prevenção e a mais usada por assim dizer. A realização de exames de rotina, ultrassonografia, exames de urina, fezes e a realização do toque retal durante atendimento médico veterinário. Vale ressaltar que a castração não é só boa para prevenir o câncer de próstata como também reduz agressividade, marcação territorial e a cruza indesejada.

Acompanhe mais artigos em nosso Blog e no Instagram.

Conheça as Roupas Protetoras para Gatos da Pet Med

Pet Med atua no mercado nacional e internacional sempre trazendo inovação e tecnologia nos cuidados aos animais de estimação

Para amantes de gatos , a Pet Med é fabricante de roupas protetoras e pós cirúrgicas para que no momento em que seu gato mais precisar de cuidado tenha conforto e qualidade de vida

Nossas roupas protetoras são aprovados por médicos veterinários, cães, gatos e seus donos que usam e recomendam. 

Temos coleção exclusiva com cores e design desenvolvido para melhor adaptação da anatomia de gatos,  além de termos uma gama variada de tamanhos para diversos portes de gatos.


Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco