fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

⠀⠀⠀Para fechar o mês de fevereiro com chave de ouro, ou melhor, com chave roxa, convidamos o Dr.Mário Henrique Corrêa, Médico Veterinário portador do CRMV/PR: 8.818, com especialização em Neurologia Veterinária pela Anclivepa – SP, para um bate-papo sobre a Campanha Fevereiro Roxo, cujo objetivo é trazer informação para  conscientizar os tutores referente aos cuidados de saúde dos cães e gatos idosos, além de reforçar a importância da prevenção de doenças neurodegenerativas.
⠀⠀⠀Acompanhe!

Pet Med – Qual é o significado e a importância da Campanha Fevereiro Roxo?
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – A Campanha  Fevereiro Roxo vem nos lembrar da importância do cuidado e da promoção da saúde com a prevenção e tratamento de doenças degenerativas que atualmente não têm cura, que evoluem com o passar do tempo e retiram a qualidade de vida dos pacientes e tutores. Na medicina humana a campanha leva em conta doenças como Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus, extrapolando para a medicina podemos usar o mês como campanha para conscientização para a identificação, tratamento e acompanhamento da Síndrome de Disfunção Cognitiva, que é semelhante ao Alzheimer, e até outras condições degenerativas.

Pet Med – Neste cenário, os animais também são passíveis de terem doenças crônicas e neurodegenerativas?
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – Sim, de modo geral doenças crônicas se referem a um comportamento de uma patologia que tem uma evolução num período de tempo, que geralmente pode ser controlada ou ter seu curso de desenvolvimento controlado. Como mencionei anteriormente, a Síndrome de Disfunção Cognitiva (SDC), é  observada em cães idosos, pelo acúmulo progressivo de uma substância neurotóxica, chamada beta – amilóide, que  forma placas neuríticas diminuindo a interação dos neurônios. Como  nossos pacientes têm experimentado maior longevidade, estão mais sujeitos aos processos naturais  de envelhecimento celular e perda funcional. Também existem outras condições neurológicas degenerativas que podem estar relacionadas com a idade, a raça (hereditárias), porte do paciente, comorbidades, ambiente em que o paciente vive e biotipo.

Pet Med – Qual é a idade média em que os cães e gatos podem ser acometidos por doenças crônicas e/ou neurodegenerativas?
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – A idade pode variar de acordo com a doença neurodegenerativa que acomete o paciente. Não se pode pensar em doença degenerativa como doença de um paciente de meia idade ou idoso. Doença de Acúmulo Lisossomal acomete pacientes nas primeiras semanas de vida, a SDC pode acometer cães com mais de 9 anos e gatos com mais de 12 anos, e outras doenças que acometem o paciente jovem.

Pet Med – Quais são as doenças neurodegenerativas mais comuns em cães e gatos?
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – As mais frequentes são a Síndrome de Disfunção Cognitiva, Doença Degenerativa do Disco Intervertebral, Espondilomielopatia Cervical, Mielopatia Degenerativa, Paralisia laríngea entre outras.

Pet Med – Por favor, detalhe como os animais podem ser acometidos por cada uma das doenças citadas acima e quais são as respectivas formas de tratamentos mais indicadas para cada uma delas.
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – Na Síndrome de Disfunção Cognitiva, geralmente associada ao cão e gato idoso, acontecem alterações comportamentais, queda de aprendizado, mudanças de hábito como, sono, higiene, quando passam a errar o local de fezes e urina, alterações nos hábitos alimentares, andar compulsivo, desorientação e vocalização. A terapia geralmente envolve medicamentos que melhoram as alterações comportamentais do paciente, mas o manejo e enriquecimento ambiental são importantes  para manter a atividade física e mental.
⠀⠀⠀Na Doença Degenerativa do Disco Intervertebral e Espondilomielopatia Cervical, o paciente pode apresentar dor em coluna com dificuldade em andar, chegando a parar de andar completamente por desenvolver quadro de fraqueza nos membros. Geralmente o tratamento dessas condições envolve cirurgia, assim como ocorre na Mielopatia Degenerativa. No entanto, na Mielopatia não há presença de dor e não há tratamento clínico ou cirúrgico. Nesses casos há recomendação de reabilitação fisioterápica.
⠀⠀⠀Já a Paralisia de Laringe ocorre por duas formas, tanto hereditária em cães jovens e adquirida em animais mais velhos. Geralmente o tratamento é cirúrgico e consiste no reposicionamento da cartilagem aritenóide. Não há tratamento clínico para a condição.

Pet Med – Quais são os sinais clínicos de um cão ou um gato com doença crônica e/ou neurodegenerativa?
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – Os sinais clínicos dependem da condição em questão. Dor, mudanças de comportamento, dificuldade em andar, apatia, desorientação, diminuição de aprendizado, compulsão, são os mais comuns.

Pet Med – Pensando na prevenção, quais são suas recomendações para que cães e gatos entrem na terceira idade com saúde e tenham maior longevidade com qualidade de vida?
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – Para um envelhecimento saudável devemos manter nossos amigos ativos, dar atividades em que se exija um raciocínio para execução de tarefas e recebimento de recompensas. Devemos ter cuidado com a dieta, manter o enriquecimento ambiental e atividade física como passeios dentro dos limites de cada um.

Pet Med – Quais cuidados os tutores devem ter em casa, no dia a dia, para manter a qualidade de vida de um cão ou gato com doença neurodegenerativa?
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – Colocar tapetes antiderrapantes, elevar potes de água e comida à altura do peito, evitar mudanças dos itens utilizados pelos pacientes na casa, manter a rotina, cuidar com quedas de cama e sofá e bloquear acesso a escadas.

Pet Med – Por fim, e quanto às perspectivas? O que podemos – tutores e Médicos Veterinários, esperar da ciência e tecnologia para a área da medicina veterinária preventiva sobretudo quando falamos sobre doenças crônicas e neurodegenerativas?
⠀⠀⠀Mário Henrique Corrêa – Acredito que as perspectivas são as melhores sobretudo para doenças que podem ser tratadas como modelo experimentais de doenças de humanos, sendo beneficiados tanto humanos como os pets.

Conheça nossos produtos:

Acompanhe nosso Instagram

Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂

Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco