fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br

Gravidez em Pets : Quais os cuidados especiais?

Por Pauline Machado

Maio é o mês das mães e para fechar com chave de ouro as entrevistas deste mês tão especial, conversamos com exclusividade com o coordenador Clínico do Hospital veterinário – DOK Guarulhos – clínica de pequenos animais e de animais silvestres e exóticos, o Médico Veterinário Fábio da Silva Chavier, portador do CRMV/SP: 35.341.

Acompanhe! 

Pet Med – Qual é a importância dos cuidados com as mamães, visando a saúde das cadelas e gatas gestantes?

Fábio da Silva Chavier – É garantir assistência a essas fêmeas em todas as fases da gestação, desde o momento em que descobre a gravidez até os 42 dias após o parto, o puerpério. O acompanhamento engloba exames regulares e acompanhamento veterinário. 

Pet Med – No dia a dia, como os familiares dos animais podem identificar se as cadelas e gatas estão prenhas?

Fábio da Silva Chavier – Os familiares dos animais podem identificar se as cadelas e gatas estão prenhas observando mudanças comportamentais, aumento de tamanho abdominal e possíveis sintomas como vômitos, letargia e aumento da ingestão de água. 

Pet Med – Qual é o período de gestação das cadelas e das gatas?

Fábio da Silva Chavier – O período de gestação das cadelas é de aproximadamente 63 dias, enquanto o das gatas é de cerca de 65 dias. 

Pet Med – De modo geral quantos filhotes nascem de uma gata e de uma cadela de porte médio, por exemplo?

Fábio da Silva Chavier – Em média, uma gata pode ter de 1 a 8 filhotes, enquanto uma cadela de porte médio pode ter de 4 a 6 filhotes. No entanto, isso pode variar bastante de acordo com a raça e outros fatores individuais. 

Pet Med – Sobre mitos e verdades, nos explique se cada cor da pelagem diferente dos filhotes quer dizer que cada um foi de um pai diferente e se o número de filhotes se refere ao número de cruzas que as fêmeas caninas e felinas tiveram.

Fábio da Silva Chavier – A cor da pelagem dos filhotes não necessariamente indica que cada um teve um pai diferente. Na verdade, a cor da pelagem é determinada pelos genes herdados dos pais, tanto do pai quanto da mãe. Assim, mesmo que os filhotes tenham cores diferentes, eles podem ter o mesmo pai. A variação de cores pode ser resultado da combinação genética dos pais. 

Quanto ao número de filhotes, ele se refere ao número de gestações que as fêmeas caninas e felinas tiveram, não ao número de cruzas. Cada gestação pode resultar em uma quantidade variável de filhotes, e isso pode depender de vários fatores, incluindo a idade da mãe, sua saúde, genética e outros aspectos. Portanto, não há uma relação direta entre o número de cruzas e o número de filhotes em uma gestação.

Pet Med – Durante a gestação, quais cuidados os familiares devem ter com as mamães?

Fábio da Silva Chavier – Durante a gestação, os familiares devem proporcionar uma alimentação adequada, realizar visitas regulares ao veterinário, garantir um ambiente tranquilo e confortável e oferecer os cuidados necessários conforme orientação do profissional do médico veterinário.

Pet Med – Como identificar se a gata ou a cadela entrou em trabalho de parto?

Fábio da Silva Chavier – Os sinais de que a gata ou a cadela entrou em trabalho de parto incluem inquietação, lambedura excessiva da região genital, contrações visíveis e a ruptura da bolsa amniótica.

Pet Med – O que fazer ao ver sua cadela ou gata em trabalho de parto?

Fábio da Silva Chavier – Ao ver a cadela ou gata em trabalho de parto, os familiares devem garantir um ambiente calmo e tranquilo, oferecer suporte à mãe e estar preparados para ajudar caso necessário, mantendo contato próximo com o veterinário.

Pet Med – Em que casos é preciso levar para fazer cesariana? Quais sinais clínicos devem ser identificados?

Fábio da Silva Chavier – A cesariana pode ser necessária em casos de distocia (dificuldade no parto), que podem ser identificados por sinais como a não progressão do trabalho de parto, presença de filhotes presos no canal de parto por mais de 30-60 minutos, ou sinais de sofrimento fetal.

Pet Med – E durante o período de amamentação?

Fábio da Silva Chavier – Durante o período de amamentação, os familiares devem garantir que a mãe tenha uma alimentação adequada, oferecer um ambiente tranquilo e limpo para amamentação, e estar atentos a possíveis problemas de saúde tanto na mãe quanto nos filhotes.

Pet Med – A partir de qual idade os filhotes de cães e de gatos podem ser desmamados e doados? 

Fábio da Silva Chavier – Os filhotes de cães e gatos podem ser desmamados e doados a partir das 6 a 8 semanas de idade, quando já estão mais independentes e conseguem se alimentar sozinhos. 

Pet Med – E quais são os cuidados com as mãeszinhas neste período de desmame? Durante o período de desmame, os familiares devem oferecer uma dieta adequada para os filhotes, garantir que a mãe tenha descanso e continue recebendo cuidados veterinários, e estar atentos a possíveis problemas de saúde nos filhotes. 

Fábio da Silva Chavier – Pet Med – Para finalizar, quais são suas recomendações para que cadelas e gatas tenham uma gestação, um parto e pós parto saudáveis?

Fábio da Silva Chavier – As recomendações para uma gestação, parto e pós-parto saudáveis incluem alimentação adequada, acompanhamento veterinário regular, pré-natal, ambiente tranquilo e limpo, preparação para o parto e cuidados pós-parto tanto para a mãe quanto para os filhotes. 

É importante lembrar também da importância da castração como forma de controle populacional e prevenção de doenças em cães e gatos, além de contribuir para o bem-estar desses animais.

Acompanhe nosso Instagram

Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂

Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.

Nossos Produtos:

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco