fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

⠀Para fechar o mês de outubro, mês da Campanha Outubro Rosa, que incentiva os cuidados e a prevenção do câncer de mama nas mulheres, conversamos com a Dra. Carmen Helena de Carvalho Vasconcellos, Médica Veterinária, portadora do CRMV RJ 3460.
⠀Doutoura em cirurgia e especialista em Oncologia Veterinária, diplomada pela Associação Brasileira de Oncologia Veterinária –  ABROVET, Dra. Carmen nos explica como podemos prevenir o câncer de mama em gatas e cadelas.
⠀⠀⠀Acompanhe!


Pet Med – O que podemos entender por câncer de mama?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – A denominação “câncer de mama” designa um conjunto de doenças que envolvem a transformação neoplásica de células do tecido mamário. São neoplasias extremamente frequentes entre os cães, sendo a segunda neoplasia mais frequente na espécie canina e a primeira mais frequente nas fêmeas. Nas gatas a frequência é um pouco menor, sendo o terceiro tipo mais frequente.

Pet Med – Neste cenário, qual é a importância da Campanha Outubro Rosa também para os pets?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – O Outubro Rosa é um movimento popular criado nos Estados Unidos em 1990 que visa fomentar ações de conscientização e prevenção do câncer de mama. O nome remete ao laço rosa, símbolo mundial da luta contra a doença. Durante o mês de outubro, ações como caminhadas, corridas e iluminação cor de rosa de prédios e monumentos chamam a atenção para os exames de diagnóstico e meios de tratamento do câncer de mama. Nesse contexto, diversas universidades e entidades privadas, bem como a ABROVET, realizam o Outubro Rosa Pet para enfatizar a importância do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas.

Pet Med – Como o câncer de mama se manifesta no organismo?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – Na maioria das vezes o câncer de mama se manifesta na forma de nódulos, que podem ser macios ou firmes, de tamanhos diversos, aderidos ou não, ulcerados ou não. Eventualmente, o câncer de mama pode produzir metástases linfáticas ou em órgãos como pulmões, fígado, ossos e outros

Pet Med – O câncer é mais comum em cadelas e gatas não castradas?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – O tecido mamário sofre uma grande influência dos hormônios sexuais – estrogênio e progesterona. Desta forma, a maioria dos tumores mamários também sofre essa influência. Os hormônios podem produzir tumores ou fazer com que eles aumentem de tamanho. Por isso, as cadelas e gatas castradas apresentam um risco menor de desenvolverem tumores de mama.

Pet Med – No dia a dia quais são os sinais clínicos que os familiares devem ficar atentos  que possam indicar câncer de mama?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – Os sinais clínicos mais comuns são a presença de nódulos e caroços nas mamas. Também podem ser observadas feridas ou secreção láctea. Animais com metástase podem apresentar sinais sistêmicos como tosse e perda de peso.

Pet Med – Como identificar o diagnóstico do câncer de mama nesses animais?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – O diagnóstico inicial é feito de forma clínica, pela presença de nódulos ou tumorações. Fazemos, então, uma punção e citologia dos nódulos. Em seguida, devem ser realizados exames de imagem como radiografia de tórax e ultrassonografia para procura de metástase.

Pet Med – E quanto aos tratamentos, quais são os mais eficazes?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – A principal forma de tratamento é a cirurgia de mastectomia. A extensão da cirurgia depende do tamanho e da quantidade de nódulos. A quimioterapia é indicada como complementação do tratamento cirúrgico em alguns casos de tumores mais agressivos.

Pet Med – Como podemos prevenir o câncer de mama em gatas e cadelas?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – A melhor forma de prevenção é a castração precoce de cadelas e gatas. Também é importante evitar o uso de injeções de hormônios para evitar o cio.

Pet Med – Por fim, o que mais é importante ressaltar sobre a prevenção do câncer de mama nos pets?
⠀⠀⠀Carmen Vasconcellos – O diagnóstico precoce é a chave do sucesso do tratamento, daí a importância dos exames de rotina. O Outubro Rosa serve para lembrar os tutores da importância da palpação das mamas e da castração precoce e também para procurar um veterinário regularmente.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco