fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

⠀⠀⠀Por Pauline Machado
⠀O Verão chegou e com ele aqueles dias com temperaturas altas, períodos de férias, descanso e viagens, mas, conjuntamente, é preciso de manter a atenção aos cuidados com os pets, pois eles também sofrem com o calor excessivo, e, portanto, os cuidados com eles devem ser ainda maiores.
⠀Pensando nisso, convidamos a Médica Veterinária Andrea de Lima Betti, portadora do CRMV:4778-PR, especializada em Clínica Médica de cães e gatos, com atuação em Medicina Veterinária Preventiva, para nos esclarecer as dúvidas sobre quais devem ser esses cuidados especiais com os pets durante o verão.
⠀⠀⠀Acompanhe!

Pet Med – O verão chegou e a pergunta é: altas temperaturas fazem bem aos cães e gatos?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – As altas temperaturas podem ser muito prejudiciais à saúde dos animais pois, o aumento da temperatura corporal, pode superaquecer rapidamente causando vários danos aos órgãos internos. Os pets, não transpiram  como nós humanos, e para a regulação,  eles elevam a frequência respiratória.
⠀⠀Em dias mais quentes, isso pode não ser suficiente, levando o animal a hipertermia, que é a elevação da temperatura corporal, o qual é considerado um quadro de emergência.
Para evitarmos tais complicações, é necessário estarmos atentos.

Pet Med –  É mito ou verdade que os animais mais peludos sentem mais calor do que os de pelo curto?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – É verdade, mas existem muitas controvérsias sobre o assunto, principalmente relacionadas à tosa.
Ao nosso ver, a pelagem mais longa aumenta a temperatura mas, os pelos, na verdade, ajudam a regular a temperatura do animal.
⠀⠀⠀O tamanho da pelagem influencia na sensação térmica, sendo assim, podemos influenciar nessa regulação quando tosamos um pet, mas isso não quer dizer que não devemos fazê-lo e sim, observar a necessidade e a altura correta.
⠀⠀⠀Se tosarmos muito, há a irradiação solar diretamente na pele podendo ocasionar queimaduras e até mesmo problemas de pele mais graves.
⠀⠀⠀Algumas raças apresentam uma camada de pelo mais densa e espessa e podem ser retiradas com uma boa escovação com equipamentos e escovas próprias.
⠀⠀⠀A tosa higiênica e na região do abdômen podendo ir mais em direção ao peito podem auxiliar quando os pets procurarem um local mais fresco para deitar, como pisos.
⠀⠀⠀Em felinos também há indicação de escovação e em alguns casos, uma tosa não muito baixa, pode ser favorável, se isso não for uma situação de estresse para o mesmo.

Pet Med – Qual é a recomendação de horários e duração de passeios para levar o cão para caminhar durante o verão?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – A recomendação são os horários mais frescos como início da manhã e final da tarde, evitando assim, o período entre 10h e 17h. Procure também, locais com árvores e grama, pois o asfalto e as calçadas podem aquecer mais rapidamente ocasionando lesões nas patinhas.
⠀⠀⠀Quanto à duração, cães mais ativos, podem demonstrar menor tolerância em dias mais quentes. Respeite. Já os pets com pouca atividade no dia-a-dia, esses devem ter maior atenção. Entre 20 a 30 minutos de atividades e sempre reavaliando a condição física, promovendo pausas maiores entre elas.

Pet Med – Como reconhecer que o cão está estafado, com muita sede ou com muito calor?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – Como mencionado, os cães tendem a aumentar a frequência respiratória com o intuito de promover troca de calor, assim, devemos ficar atentos a sinais de desconforto como, ofegar de maneira excessiva, ficar de boca aberta, apresentar fraqueza e letargia, babar e até mesmo a falta de apetite.

Pet Med – E quanto a levar os cães para a praia? Quais são os riscos e os cuidados com a saúde dos pets, assim como para as pessoas que estão ao entorno na praia?
⠀⠀⠀Primeiramente, é importante saber se a praia de destino possui alguma restrição sobre a permanência deles, sendo liberada, é só aproveitar!
⠀⠀⠀Levar em consideração se o pet está apto para nadar, pois, algumas raças como pugs e buldogues possuem maior dificuldade, assim como, os de pernas curtas. Os acima do peso também merecem atenção.
⠀⠀⠀Evitar os períodos mais quentes e ter muito cuidado com as patinhas evitando queimaduras. Coleira com identificação e contato é um item obrigatório, assim como o uso de protetor solar, principalmente região orelhas, focinho e abdômen. Existem várias opções no mercado veterinário, mas, ainda assim, tenha sempre a opção de sombra para se refrescar.
⠀⠀⠀Sempre é válido levar uma bolsinha com os itens dos pets como água, potinhos, petiscos, sacos para coleta de lixo e fezes e uma toalha própria.
⠀⠀⠀Certifique-se que as vacinas do seu pet estejam atualizadas (V8 ou V10 e antirrábica e outras, se necessário). Medicações para controle de parasitas como pulgas e carrapatos e também contra vermes intestinais são importantes.
⠀⠀⠀E muita atenção a uma verminose muito perigosa que é a Dirofilariose, mais conhecida como  “verme do coração”  que é uma doença causada por um verme que se aloja nas artérias pulmonares e no coração. Esta doença é transmitida por um mosquito específico e que é encontrado no litoral. Uma visita prévia ao Médico Veterinário de confiança é a melhor opção, pois ele poderá fazer um check up e orientar sobre possíveis enfermidades e a proteção ideal relacionada ao local de destino.
⠀⠀⠀Tenha bom senso! Procure não deixá-los totalmente soltos, evitando assim, fugas inesperadas ou até mesmo que outros frequentadores se sintam incomodados. Lembre-se que outras pessoas estão lá para aproveitar e umas podem ter medo ou mesmo não gostar de animais. Evite entrar na água em locais que tenham mais banhistas e procure locais mais afastados e calmos. ⠀⠀⠀Junte os dejetos que por ventura seu pet fizer na areia.
⠀⠀⠀Supervisão sempre, pois os animais são curiosos e podem ingerir areia, lixo, restos de animais mortos podendo ocasionar algum tipo de intoxicação.
⠀⠀⠀Ao final do passeio na praia, é preciso dar um banho completo em seu animal  para retirar toda a água e areia que ficaram espalhados na pele e pelos e, assim, evitar que cause alergias ou irritações. Use produtos próprios para pets e se for possível, seque-o com temperatura fria.

Pet Med – Nessa época do ano, geralmente, os banhos são dados em intervalos mais curtos de tempo. Mas isso é o correto? Qual deve ser a frequência dos banhos nos pets durante o verão?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – Em períodos de temperaturas mais amenas, é comum aumentarmos o intervalo entre os banhos, já no calor, os banhos se tornam mais frequentes, primeiro pensando em diminuir a sensação de calor dos pets e segundo, devido a maior exposição em parques, rios e até mesmo praia levando a necessidade de um banho logo após.
⠀⠀⠀Em geral, banhos semanais se tornam suficientes mas, o importante sempre, é avaliar a real necessidade do animal, considerar a raça e seu tipo de pelagem, o produto utilizado, limitações físicas e fisiológicas de cada indivíduo, se o banho será em local especializado ou se será em casa, e neste caso, avaliar se a secagem será eficiente, evitando assim, problemas de pele.
⠀⠀⠀Se o seu pet tem pelagem curta, não tem muita atividade externa, esse intervalo pode ser maior podendo levar de 30  dias ou mais para banhos.
⠀⠀⠀No caso de gatos, em geral, não têm indicação de banhos, devido ao estresse e ao fato de eles serem mais eficientes em sua higiene. O indicado poderia ser uma boa escovação diária, mas, existem alguns indivíduos que se comportam muito bem e até gostam de tomar banho, mas nos intervalos devem ser maiores, acima de 2 meses.

Pet Med – E os gatos? De forma geral, como os felinos lidam com o verão?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – Os gatos também sentem muito calor e em algumas regiões, as temperaturas mais elevadas podem levar a mal-estar, alterações no comportamento, estresse e podendo até ocasionar doenças devido a baixa da imunidade.

⠀⠀⠀Pet Med – Quanto a rotina no dia a dia:

De quanto em quanto tempo deve-se trocar a água dos cães e dos gatos?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – Importante trocar a água dos potinhos várias vezes ao dia e usar água de qualidade, assim como aumentar o número de vasilhas pela casa.
⠀⠀⠀As fontes, no caso dos gatos, são uma ótima opção. Eles também precisam ser estimulados para o consumo, então, essas fontes, vasilhas de vidro ou alumínio devem estar em várias partes da casa, pois eles devem “ tropeçar” nos potes e assim, ingerirem a água.
⠀⠀⠀Colocar pedrinhas de gelo, pode ajudar a manter a água sempre fresca.

Lençóis, caminhas  e demais acessórios devem ser lavados com que tipo de produto de limpeza e com que frequência?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – A frequência pode variar de acordo com a rotina do pet, se ele tem mais acesso a áreas externas ou não, e assim, se sujarem mais ou menos, mas a cada duas semanas seria um tempo recomendável e assim, os brinquedos e cobertores poderiam ser lavados mais seguidamente.
⠀⠀⠀O ideal seria usarmos produtos próprios para animais de estimação, compostos por ingredientes mais naturais, a fim de não agredir a pele. O uso de água quente também é indicado.
⠀⠀⠀Outra alternativa, seria encaminhar a uma lavanderia pet o que já é uma realidade em várias cidades. Assim, eles saberiam exatamente como proceder na lavagem e esterilização das camas e acessórios em geral.

O que os familiares podem fazer para amenizar a sensação de calor dos pets?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – Todos na casa podem colaborar com a manutenção do bem-estar dos pets, então, fiquem atentos se tem água nos potinhos e troquem sempre que necessário, e também se estão protegidos do sol, Não deixe o alimento exposto por muito tempo; ofereça sorvetes de frutas ou caldo de sachê; climatize o ambiente com ventiladores ou ar condicionado.
⠀⠀⠀Se janelas for a opção, atente pela segurança com telas de proteção evitando acidentes principalmente para os gatinhos. ⠀⠀⠀Disponha de toalha úmida para que possam se deitar, observe sintomas de superaquecimento como aumentos excessivo da frequência respiratória, salivação e letargia. Promova os banhos para refrescar ou brincadeiras na água, no caso dos cães. Essas são algumas das possibilidades.

Uso de caixa de transporte durante o verão, como amenizar o calor?
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – As caixas de transporte são essenciais para a segurança dos pets durante o deslocamento, visitas ao médico veterinário, banho e tosa e passeios em geral.
⠀⠀⠀No caso dos cães, temos a opção dos cintos de segurança acoplados no próprio banco do automóvel e nos pets menores, temos as cadeirinhas, também acondicionadas nos bancos, que dão maior liberdade para o animal e também temperatura mais agradável.
⠀⠀⠀Mas se a caixa de transporte for inevitável, devemos considerar o maior conforto para o animal e para isso, é necessário que o mesmo possa se levantar e girar em torno do seu eixo dentro dela, garantindo maior conforto.
⠀⠀⠀Podemos colocar uma toalha úmida dentro para o animal deitar; não deixe a caixa exposta em local quente ou com luz solar direta.
⠀⠀⠀No caso dos gatinhos, para os quais recomendamos cobrir a caixa evitando o contato com outros animais, em períodos mais quentes, deixe parcialmente coberto para não obstruir a troca de calor.

Pet Med – Por fim, liste resumidamente os principais cuidados com cães e gatos durante o verão, separadamente.
⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – Os principais cuidados com os cães:

  • A manutenção da hidratação é primordial;
  • Evite passeios e exercícios em horários mais quentes – entre 10h e 17h;
  • Dê preferência por locais com sombra;
  • Proteja as patinhas  evitando queimaduras;
  • Jamais  deixe seus pets dentro do carro, nem por um minuto;
  • Aumente a frequência dos banhos de acordo com a necessidade.

⠀⠀⠀Andrea de Lima Betti – Principais cuidados com gatos:

  • A manutenção da hidratação dos gatos também é primordial;
  • Promova a ingestão de água buscando alternativas como fontes e aumento do número de potes no ambiente;
  • Cuide das janelas abertas mantendo-as protegidas com telas;
  • Escove a pelagem mais vezes retirando pelos mortos, o que facilita a troca de calor corpóreo;
  • Em geral, evite ou tenha mais cuidado ao deixá-los sozinhos em casa;
  • Utilize filtro solar, principalmente em animais de pelagem clara ou sem pelos como os gatos da raça Sphynx;
  • Mantenha os ambientes arejados, com ar condicionado ou até mesmo ventiladores, dando preferência aos de teto ou que fiquem longe do alcance dos animais;
  • Redobre a atenção aos pets idosos, obesos e com alguma enfermidade;
  • Utilize controle de ectoparasitas (pulgas, carrapatos, mosquitos).

⠀⠀⠀Por fim, vale ressaltar que o Verão é uma estação maravilhosa para prática de exercícios, passeios com nossos pets e até mesmo ir a praia e rios, mas, para que tudo isso seja uma experiência ótima para ambas as partes, é necessário estarmos atentos a saúde e principalmente a segurança de todos os envolvidos e mais: o respeito às limitações de cada espécie e raça do nossos pets.
⠀⠀⠀Procure sempre as orientações do Médico Veterinário de confiança e mantenha a saúde do seu animalzinho sob controle, as vacinas atualizadas e bom verão!

Confira Todos os Produtos da Linha Pet – Para a Saúde e Bem Estar Animal

Pet Med atua no mercado nacional e internacional sempre trazendo inovação e tecnologia nos cuidados aos animais de estimação.

Qualidade, Conforto, Durabilidade e Usabilidade são marcas da Pet Med , que sempre leva em conta as funcionalidades de seus produtos para o bem estar animal

Pet Med é fabricante , tendo produtos comercializados em diversos e grandes estabelecimentos de petshop e por médicos veterinários. 

Saiba mais como ter nosso produto em seu portfólio, fale conosco pelo whatsapp.

Conheça a qualidade e conforto que oferecemos nos Produtos Linha Pet, para Animais de Estimação

Nossas tecnologias Dry ( Secagem Rápida) Antimicrobiana e Proteção UV são patenteadas.

Pet Med desenvolve as melhores Roupas Protetoras e Pós-CirúrgicasProtetores EspecíficosColares e a mais charmosa linha de vestuário para o veterinário e equipe.

Confira toda linha Pet Med , desenvolvida com qualidade e tecnologia pensando na qualidade de vida e recuperação dos pets.

Acompanhe nosso Instagram

Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂

Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.


Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco