fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

Em nosso dia a dia é importante fazer Check-up para verificarmos se está tudo bem com a nossa saúde. Para tanto, os médicos pendem, inicialmente, um exame de sangue, o Hemograma. 

Na rotina clínica de cães e gatos não deve ser diferente, pois, este exame dá ao Médico Veterinário os primeiros sinais de como está a saúde dos pets. Por isso, hoje, conversamos com a Médica Veterinária, Gabrielle Moles da Cruz, portadora do CRMV/PR: 14.245.

Gabrielle é pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica pelo Qualittas, participante do Programa de Aprimoramento em Patologia Clínica em 2020 pela Universidade Tuiuti do Paraná, pós graduanda em Hematologia e hemoterapia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e Head do Banco de Sangue do Laboratório Vetex, e vai nos orientar sobre a importância da realização do Hemograma para a saúde dos cães e dos gatos.

Acompanhe!

Pet Med – Para começar, por favor, nos explique o que vem a ser um Hemograma?

Gabrielle Moles da Cruz – Hemograma é um exame que avalia as células que compõe o sangue, podendo confirmar ou indagar diagnósticos como anemia, infecções, entre outras, auxiliando no monitoramento de diversas condições de saúde

Pet Med – Neste aspecto, o correto é falar somente hemograma ou se torna redundante falar hemograma completo? 

Gabrielle Moles da Cruz – Falar hemograma e hemograma completo é a mesma coisa. Ambos são o mesmo exame.

Pet Med O que é avaliado neste exame laboratorial?

Gabrielle Moles da Cruz – No hemograma são avaliadas células sanguíneas como glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas

Pet Med – Quanto à coleta, qual é a via correta para fazê-la? 

Gabrielle Moles da Cruz – A via de coleta de sangue é indiferente desde que bem coletada, não tendo seu tempo de garrote prolongado, acesso para coleta íntegro e viável.

Pet Med – Qual é a importância do hemograma para o Médico Veterinário na busca pelo diagnóstico do paciente?

Gabrielle Moles da Cruz – O hemograma é indicado em casos de suspeita que o paciente tenha anemia, infecções, sangramentos, entre ou outros, além de nos dar um panorama geral da saúde do animal. 

Pet Med – Que tipos de tecnologias e inovações temos atualmente na Medicina Veterinária, relacionadas ao melhor e mais precisa avaliação do hemograma? 

Gabrielle Moles da Cruz – A medicina veterinária tem evoluído muito e tem trazido cada vez mais benefícios e melhores diagnósticos aos pacientes. Mas quando se trata de hemograma, embora tenhamos máquinas para auxílio no hemograma, a avaliação do exame ainda é mais fidedigna quando feita por um patologista clínico. 

Pet Med – Por fim, o que podemos esperar de novas tecnologias e inovações neste exame que é tão importante para a rotina clínica de cães e gatos?

Gabrielle Moles da Cruz – Acredito que com o passar dos anos tenhamos ainda mais facilidades quanto a diagnóstico de doenças e tratamento aos pacientes. Assim como tivemos muito evolução em poucos anos, o acesso a tecnologia e maiores informações da medicina humana para a veterinária, conseguiremos oferecer melhor confortos aos pets.

Acompanhe nosso Instagram

Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂

Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.

Nossos Produtos:

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco