fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

⠀⠀⠀Por Pauline Machado

⠀⠀⠀Janeiro chegou e com ele aqueles dias de calor, férias, descanso e também muita diversão entre amigos, familiares e os animais!
⠀⠀⠀Isso porque, hoje em dia, muitas famílias optam por levá-los junto graças a vários estabelecimentos e prestadoras de serviços já terem se tornado pet friendly, ou seja, aceitam a presença de cães e gatos.
⠀⠀⠀No entanto, para que a viagem seja tranquila para todos os envolvidos, é importante, além de fazer um planejamento prévio, tomar alguns cuidados que podem fazer toda diferença.
⠀⠀⠀Acompanhe!

1 – Planejamento
⠀⠀⠀Antes de qualquer coisa, até mesmo de comprar a passagem ou fechar o pacote de  hospedagem, é importante que o tutor leve o seu pet para fazer um check-up para ver se a saúde, as vacinas e os vermífugos estão em dia. Só então, ele terá em mãos os documentos do seu amigão todos atualizados para viajar, mesmo que seja por perto ou por um curto período e de carro. Caso a viagem seja para o exterior, também serão necessários outros atestados sanitários.
⠀⠀⠀Se for ficar em hotel, pousada ou algum apartamento, confirme se o local é pet friendly, ou seja, se aceita cães e gatos como hóspedes. Se a viagem for de carro, é preciso seguir as leis de trânsito. Se for de ônibus ou de avião, certifique-se previamente sobre as normas de cada companhia.
⠀⠀⠀Mas, lembre que, além da documentação, eles podem enjoar, então, o primeiro passo é levá-lo ao médico veterinário da sua confiança para que todos viagem em segurança.

2 – Acostumando o pet a usar a caixa de transporte
⠀⠀⠀Outro ponto fundamental é quanto ao uso da caixa de transporte, pois, seja de carro, ônibus ou avião, o pet deve viajar sempre dentro da caixinha de transporte. Mas, para alguns animais é difícil se acostumar a ficar tranquilo dentro da caixa. No entanto, algumas mudanças de hábitos no dia a dia podem ajudá-lo a se sentir mais confortável e seguro.
⠀⠀⠀É importante deixar a caixa em um espaço tranquilo e que faça parte do dia a dia do pet. Se possível, vale deixar a caixa em um local acessível por alguns dias para que ela faça parte do cotidiano do cachorro e se torne familiar para ele.
⠀⠀⠀No entanto, jamais, em tempo algum, o force a entrar. Isso pode fazer com que ele associe essa pressão a algo negativo, o que pode comprometer o treinamento. É preciso deixar que ele se acostume naturalmente e passe a entrar na caixinha no seu tempo, por livre e espontânea vontade.
⠀⠀⠀Para tanto, coloque objetos como almofadas e mantinhas para deixar o ambiente confortável ou um brinquedo que ele goste. Isso pode ajudar a atraí-lo para a caixa de transporte.
⠀⠀⠀Sempre que o cãozinho se aproximar da caixa ele deve ser encorajado e premiado, então, não economize nas doses de carinho, elogios e petiscos – estes com moderação! Tudo isso o ajudará a associar a entrada na caixa de transporte a coisas boas e que ele goste.
⠀⠀⠀Espalhar petiscos ou até mesmo grãos de reação ao redor e dentro da caixa, também pode ajudar a despertar o interesse do animal. Quando ele começar a entrar dentro da caixa, o tutor pode tentar fechar a porta devagar, sempre aos poucos, para ver qual será a reação do cão. Caso ele reaja bem, pode-se ir aumentando o tempo, de 5, 10, 15 minutos por vez – mas nunca faça isso já na primeira vez que o pet entrar na caixa. Enquanto o cão estiver lá dentro, o tutor pode jogar um pouco mais de ração ou petiscos para agradar o pet. Assim ele saberá que estar ali dentro não significa algo ruim para ele.
⠀⠀⠀Com o tempo ele se acostumará com o uso da caixa, mas, é importante lembrar que, como em todo treinamento, o importante é ter paciência com ele e usar sempre o reforço positivo.
⠀⠀⠀Por fim, fique atento ao tamanho da caixa de transporte, pois não deve ser pequena nem grande. O ideal é levar o pet junto quando for comprá-la para medir o tamanho da caixa.
⠀⠀⠀O espaço ideal não deve ser menor nem maior, mas o suficiente para o conforto, permitindo que o animal possa deitar e se levantar. Vale ressaltar, ainda, que, se a caixa for muito grande, ela perde a sua função, que é a de segurança, uma vez que o espaço inutilizado permite que, em situação de acidente, o pet bata nas laterais, podendo se ferir.

3 – Pegando estrada
⠀⠀⠀A gente sabe que passear de carro é pura diversão para os pets. No entanto, alguns animais não se sentem bem e enjoam dentro do carro.
⠀Por isso, é preciso ter alguns cuidados

  • A comida e água devem ser suspensos com pelo menos uma hora antes da viagem;
  • Durante todo o trajeto, o carro precisa estar bem ventilado e com volume da música baixo. Se puder colocar músicas para relaxar e fazer paradas no meio do caminho ajuda a reduzir os enjoos;
  • Não deixe seu amigão exposto ao sol e deixe o banco traseiro coberto com tapete higiênico descartável, pois, caso ele vomite, fica mais fácil trocar imediatamente, pois manter o mau cheiro estimula o mal-estar.

⠀⠀⠀Esses cuidados, junto a um remédio para enjoo podem ajudar. Mas, antes de qualquer coisa, procure o médico veterinário, pois somente ele saberá indicar tanto a dosagem quanto qual o melhor medicamento para que seu amigão tenha uma viagem tranquila.

⠀4 – Atenção com os cães na praia
⠀⠀⠀Quem gosta de curtir uma praia na companhia do seu doguinho precisa tomar alguns cuidados para que o passeio vire um pesadelo.
⠀⠀⠀A primeira coisa a fazer é se certificar se a praia de destino permite a presença de pets, a segunda é fazer um checkup no pet, como dito antes. Lembre que outro ponto muito importante a se pensar antes de ir para a praia é na prevenção do Verme do coração dos cães, é uma zoonose, ou seja, que pode ser transmitida para humanos e tem alto índice de mortalidade, causada por um verme (parasito/nematódeo) que se aloja no coração dos pets.
⠀⠀⠀Atente também para a possibilidade de intoxicações, uma vez que eles são curiosos e podem ingerir tudo o que tiver pelo caminho.
⠀⠀⠀Redobre a atenção, também com a ingestão de água do mar que pode causar vômitos ou até intoxicação por sal no animal. Ao entrar no mar, pode acontecer de entrar água nos ouvidos e nos olhos do seu pet. Deve-se ter o mesmo cuidado para proteger essa área como quando tomam banho, como já falamos aqui, além do risco de afogamento.
⠀⠀⠀Tenha cuidado com o sol para não causar queimaduras nas patas e na pele.
⠀⠀⠀Além disso, é extremamente importante que seu pet utilize uma coleira de identificação com o nome dele e telefone do tutor. Por último E, não menos importante, lembre-se de ter sempre em mãos saquinhos para catar as fezes de seu pet​. Se ele urinar na areia, é importante recolher a areia molhada do local.
⠀⠀⠀Ao voltar para casa é importante dar um banho no pet para remover todo o sal e areia de seu corpo​. Essa prática auxilia a prevenir problemas de pele como irritação, coceiras e alergias.

5 –  Horário para passear
⠀⠀⠀O melhor horário para passear com o cãozinho é sempre antes das 8h ou pelo menos até às 10h – sempre quando o sol estiver mais fraco. Na dúvida, verifique a temperatura do chão pisando, você mesmo descalço na rua ou na calçada.
⠀⠀⠀Se o chão estiver muito quente para você, também estará quente para o seu doguinho passear, então, o melhor é ficar em casa, pois, o calor pode queimar as patinhas dele.⠀
⠀⠀⠀Independentemente do horário do passeio, leve sempre um potinho de água para hidratar o seu pet durante o passeio.

6 – Alimentação
⠀⠀⠀Por fim, vale recomendações quanto à alimentação antes e durante a viagem. Não alimente o seu animal de estimação nas três horas que antecedem à saída para a viagem. Isso ajuda a evitar que ele fique enjoado, mesmo que ele esteja habituado a viagens e não costume ter náuseas nem vômito.
⠀⠀⠀Não oferecer ração úmida, seca ou qualquer outro tipo de alimentação também ajuda a reduzir e a evitar que o animal faça cocô durante a viagem.
⠀⠀⠀No entanto, assim que chegarem ao destino final, lembre-se de que seu amigão precisará ganhar mais ração para finalizar a refeição, assim como água fresca e um local para fazer xixi e cocô e depois, tirar aquela soneca para descansar de todo o possível estresse ocasionado durante o trajeto da viagem.
⠀⠀⠀Ah! E, não esqueça de separar uma bagagem com a quantidade necessária de ração, potes para água e comida, além de outros utensílios como toalhas, brinquedos, caminha e colchão.
⠀⠀⠀Bom passeio a todos!

Descubra a ampla gama de produtos da Pet Med, dedicada a proporcionar saúde e bem-estar aos animais de estimação. Como líder no mercado nacional e internacional, destacamos-nos pela inovação e tecnologia aplicada nos cuidados com os pets.

Nossos produtos, presentes em renomados pet shops e recomendados por veterinários, são sinônimos de qualidade, conforto, durabilidade e usabilidade. Fabricamos roupas protetoras, pós-cirúrgicas, colares e uma encantadora linha de vestuário para veterinários e equipes.

Ao adquirir produtos Pet Med, você investe em tecnologias patenteadas, como secagem rápida (Dry), propriedades antimicrobianas e proteção UV. Cada peça é cuidadosamente desenvolvida para promover a qualidade de vida e a recuperação dos pets.

Se deseja incluir nossos produtos em seu portfólio, entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Convidamos você a conhecer a excelência da linha Pet Med e a garantir o conforto e a proteção ideais para os seus animais de estimação.

Acompanhe nosso Instagram

Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂

Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco