fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

⠀⠀⠀O período de festas de final de ano é altamente desafiador para os animais, estejam eles em abrigos, em situação de vulnerabilidade sem família nas ruas ou em suas casas.
⠀⠀⠀Isso porque a maioria deles fica extremamente assustado com o barulho dos fogos de artifício devido à alta sensibilidade a barulhos.
⠀⠀⠀Então, para ajudar a manter o bem-estar dos cães e gatos, especialmente nesta época do ano, conversamos com a Médica Veterinária Ana Paula Murakami Teixeira, portadora do CRMV:19.068-PR, que atua nas  áreas de Clínica Médica e Medicina Veterinária Integrativa.

Pet Med – O que podemos entender por Medicina Veterinária Integrativa?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – A Medicina Veterinária Integrativa surgiu em decorrência da necessidade de se tratar o paciente como um todo e não somente os sinais clínicos decorrentes da sua doença.
⠀⠀⠀Trata-se de uma abordagem que une os conhecimentos da medicina veterinária convencional com a medicina complementar como é o caso da Acupuntura Veterinária, Florais, Reiki, Fitoterapia Chinesa, Dietoterapia Chinesa dentre outras práticas que visam identificar justamente o que está levando o paciente a adoecer.
⠀⠀⠀É muito comum a frase dos profissionais de medicina integrativa: “Tratamos o paciente e não a doença”, ou seja, é muito além do aspecto do campo físico da doença já estabelecida, e sim identificar e tratar também os aspectos espirituais e emocionais não somente do animal em questão, mas também da família envolvida.

Pet Med – Quais são as diferenças entre os tratamentos tradicionais dos tratamentos integrativos em cães e gatos?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – Os tratamentos convencionais costumam seguir um protocolo com algumas abordagens já pré-estabelecidas, como o uso de certos medicamentos, cirurgias e etc, geralmente baseado em artigos científicos, guidelines e consensos. A medicina convencional trata os sinais clínicos apresentados no momento da consulta, sendo extremamente relevante para tirar o paciente de uma crise e após, com calma identificar a causa do que está levando aquele paciente a adoecer.
⠀⠀⠀A medicina veterinária integrativa dependendo da área de atuação também está embasada cientificamente, como é o caso da Acupuntura Veterinária onde há inúmeros trabalhos científicos comprovando a eficácia do tratamento.
⠀⠀⠀Vale ressaltar que a medicina veterinária integrativa não vem para competir com a medicina convencional e sim complementar. Uma não substitui a outra.

Pet Med – De que forma tais modalidades podem ajudar na saúde física e emocional dos pets?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – Em ambos os casos manter uma vida emocional equilibrada irá refletir na prevenção de muitas doenças dos pets.
⠀⠀⠀Hoje já se sabe que a nossa energia interfere no ambiente como um todo e os nossos pets muitas vezes acabam sendo afetados pelo alto nível de ansiedade ao qual carregamos.
⠀⠀⠀É preciso também conhecer as individualidades de cada espécie e também de cada indivíduo dentro da sua própria espécie. É preciso saber e conhecer  quais são os “gatilhos” que levam determinado paciente a adoecer. Em gatos por exemplo é comum a chamada Síndrome de Pandora, uma desordem no trato inferior de felinos que dentre diversos fatores como falta de ingestão hídrica, obesidade, além do componente emocional devido a um estresse ambiental que é uma das causas mais comuns desta síndrome.

Pet Med – Já é possível mensurar a incidência de adeptos às terapêuticas integrativas dentro da classe médica veterinária?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – Como a prática da medicina veterinária integrativa é bem diversificada e ampla ainda não é possível mensurar quantos médicos veterinários já aderiram a tal prática, mas o que se sabe é que o interesse por esta área tem crescido muito nos últimos anos. Como exemplo basta observarmos a quantidade de cursos de especialização e pós graduação na área de medicina veterinária integrativa que vem surgindo anos após ano.

Pet Med – Como os tratamentos naturais se manifestam no organismo dos cães e dos gatos?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – Primeiramente é feito uma anamnese bem detalhada do paciente para identificar os padrões individuais apresentados daquela doença, pois, na medicina integrativa entendemos que uma mesma doença deve ser tratada de forma individualizada, pois os aspectos emocionais, mentais interferem nas manifestações clínicas e na resposta ao tratamento. Sendo assim cada tratamento é único e a ação irá depender da técnica escolhida, se, por exemplo, será feito uso de florais, dietoterapia, reiki, acupuntura e etc…

Pet Med – No dia a dia, quais patologias respondem melhor ao tratamento integrativo?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – Praticamente todas as doenças podem ser tratadas por meio do tratamento integrativo, seja como técnica complementar ou em alguns casos como única forma de tratamento.
⠀⠀⠀Dentre elas na Acupuntura Veterinária mesmo doenças ligadas a falta de mobilidade como as famosas hérnias de discos apresentam uma resposta efetiva e muitas vezes rápida quando comparado somente ao tratamento convencional.
⠀⠀⠀As doenças de pele, de origem alimentar, de origem emocional, baixa imunidade dentre tantas outras todas podem ser tratadas também com terapia integrativa.

Pet Med – Muito se fala sobre os resultados efetivos da medicina integrativa no tratamento comportamental de cães e gatos. Como tais técnicas de tratamento ajudam ou podem ajudar a reduzir questões ligadas ao medo, estresse e ao comportamento dos cães e gatos?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – Isto ocorre porque é preciso entender onde o ambiente onde o paciente está inserido, sua história de vida, quais os “gatilhos mentais” que geram determinado comportamento seja de medo, estresse ou agressividade. Ao entender todo este contexto é possível trabalhar a prevenção para evitar os tais “gatilhos”.
⠀⠀⠀Os animais são extremamente inteligentes e costumam dar sinais o tempo todo, é preciso no entanto, estar atento a estes sinais, compreendê-los para que desta forma possamos corrigir ou atuar de forma preventiva.
Pet Med – Em que caso não é recomendado o uso de terapias integrativas?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – Em alguns casos emergenciais, por exemplo animal que foi atropelado, envenenado é preciso de imediato procurar um hospital veterinário que tenha profissionais habilitados a realizar tais manobras de emergência. No caso de paciente envenenado ou intoxicado dependendo do tempo da ingestão do veneno ou alimento pode ser necessário induzir ao vômito ou em alguns casos realizar lavagem gástrica. O tempo neste caso é primordial e cada segundo importa.

Pet Med – E quanto aos tratamentos, quais são os mais eficazes no dia a dia da clínica médica?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – O tratamento indicado irá depender da patologia apresentada. Animais que apresentam algum tipo de atopia, por exemplo, pode estar relacionado com a alimentação e neste caso a dietoterapia chinesa seria indicada assim como a Acupuntura.

Pet Med – Por fim, como a Medicina Veterinária Integrativa pode ajudar a reduzir o estresse de cães e gatos no período de festas de final de ano?
⠀⠀⠀Ana Paula Murakami – Hoje sabemos que a musicoterapia, a aromaterapia e os florais são importantes aliados e que ajudam a reduzir o estresse principalmente em decorrência do medo devido aos fogos de artifício.
⠀⠀⠀É importante que o paciente que apresenta este tipo de fobia se sinta protegido, esteja bem acolhido dentro de casa e próximo da pessoa ao qual ele é mais ligado.
⠀⠀⠀Coloque uma música calma no ambiente. No Youtube tem uma série de playlist´s de músicas para acalmar cães e gatos. Os animais são sensíveis às músicas e realmente ajuda bastante a reduzir o estresse.
⠀⠀⠀Outra dica seria o uso de florais ou óleos essenciais. Hoje é possível encontrar pronto nas farmácias de manipulação específico para cães e gatos – e é importante usa somente os que são próprios para animais, pois o de humanos costumam ter álcool na formulação para melhor conservação. Para ter um melhor resultado, comece a utilizar alguns dias antes.

Confira Todos os Produtos da Linha Pet – Para a Saúde e Bem Estar Animal

Pet Med atua no mercado nacional e internacional sempre trazendo inovação e tecnologia nos cuidados aos animais de estimação.

Qualidade, Conforto, Durabilidade e Usabilidade são marcas da Pet Med , que sempre leva em conta as funcionalidades de seus produtos para o bem estar animal

Pet Med é fabricante , tendo produtos comercializados em diversos e grandes estabelecimentos de petshop e por médicos veterinários. 

Saiba mais como ter nosso produto em seu portfólio, fale conosco pelo whatsapp.

Conheça a qualidade e conforto que oferecemos nos Produtos Linha Pet, para Animais de Estimação

Nossas tecnologias Dry ( Secagem Rápida) Antimicrobiana e Proteção UV são patenteadas.

Pet Med desenvolve as melhores Roupas Protetoras e Pós-CirúrgicasProtetores EspecíficosColares e a mais charmosa linha de vestuário para o veterinário e equipe.

Confira toda linha Pet Med , desenvolvida com qualidade e tecnologia pensando na qualidade de vida e recuperação dos pets.

Acompanhe nosso Instagram

Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂

Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco