Por Pauline Machado
O verão 2025 chegou com temperaturas muito acima da média dos anos anteriores, e, por isso os cuidados com a saúde dos pets devem ser redobrados.
É preciso cuidar da hidratação, da alimentação, com os locais para dormir, caminhar, e, sobretudo com os horários para passear, uma vez que a exposição aos raios solares pode resultar em doenças dermatológicas.
Para nos orientar sobre quais cuidados devemos ter com a pele dos cães e gatos no Verão, conversamos com exclusividade com a Médica Veterinária, Dermatologia e Alergologia, Camila Algauer e Silva.

Excelentes esclarecimentos. Acompanhe!
Pet Med – Para começar, por favor, nos explique como os cães e gatos reagem, lidam com as altas temperaturas.
Camila Algauer – Animais não costumam ter facilidade com a termoregulação como os humanos, aumentando os índices de hipertermia nessas espécies. Esses animais tendem a fazer a troca de calor através da língua e patas, ficando mais ofegantes conforme aumenta a temperatura corporal. A apatia, ofegância, inquietação são sinais frequentes de aumento de temperatura corporal.
Pet Med – Os animais precisam pegar sol? Por quais motivos?
Camila Algauer – É necessário que animais tenham exposição a luz solar para estimular a termoregulação e regulação do ciclo circadiano dos animais que é responsável pela produção de alguns hormônios, regulação do sono e outras funções biológicas. No entanto, a exposição ao sol deve ser realizada com cautela, priorizando os horários de menor incidência solar.
Pet Med – Em que casos a exposição ao sol não é recomendada aos pets?
Camila Algauer – Animais não devem ser expostos ao sol em horários correspondentes ao pico do sol, geralmente entre 10 horas e 16 horas. Esse intervalo apresenta um aumento de temperatura significativo, aumentando os índices de hipertermia, queimaduras e outros.
Animais sem ou com pouco pelos também não devem ter exposição prolongada e devem seguir uma maior rotina de cuidados.
Pet Med – Pensando na pele dos cães e gatos, quais devem ser os maiores cuidados que os tutores devem ter durante o Verão?
Camila Algauer – Durante o verão devemos manter sempre os animais abrigados da exposição solar direta, utilizando protetor solar e ou roupinhas com proteção UV. Devem sempre estar a sua disposição métodos de hidratação com água fresca, gelos saborizados, sachês gelados. Também deve-se evitar que o animal fique em ambiente fechado com baixa ventilação como carros, canis fechados, casinhas expostas ao sol.
Pet Med – Ao ficarem expostos aos raios solares, seja no quintal de casa, na praia, na beira da piscina é obrigatório o uso de protetor solar?
Camila Algauer – Sim, é necessário o uso de protetor solar sempre que houver exposição solar mesmo que seja na varanda ou até dentro de casa. Os raios solares podem causar diversos problemas na pele do animal como dermatites e neoplasias.
Pet Med – Neste caso, como escolher o protetor solar ideal para os cães e para os gatos?
Camila Algauer – Já existe diversas opções no mercado que podemos utilizar em cães e gatos, procure sempre optar por marcas hipoalergênicas e com pelo menos 30 FPS.
Pet Med – Como o protetor solar deve ser administrado nos pets? Antes de sair de casa, na hora em que for exposto ao sol?
Camila Algauer – Com a pele do animal livre de sujidades como areia e água, aplique nas regiões de menos pelo, 15 minutos antes da exposição solar e reaplique o produto a cada 2 ou 3 horas para maior prevenção.
Pet Med – E depois, é preciso tomar banho para tirar o produto?
Camila Algauer – Sempre que usamos um protetor solar adequado para animais não é necessário a retirada do produto, entretanto, caso seu animal apresente alguma alteração dermatológica deve ser conversado com seu médico veterinário de confiança.
Pet Med – Quanto aos banhos, qual deve ser a periodicidade?
Camila Algauer – Animais de pele e pelagem saudáveis devem ter seus banhos mais espaçados por volta de 21 a 30 dias. Quando falamos de banhos terapêuticos a frequência deve seguir a prescrição do médico veterinário e realizado com uma intensa frequência.
Pet Med – Que outros cuidados com a pele dos pets os familiares devem ter durante o Verão?
Camila Algauer – O uso de produtos ectoparasiticidas para prevenção de pulgas e carrapatos, ingestão hídrica abundante, escovação frequente para retirar sujidades e sempre que necessário realizar o banho do animal, são fundamentais para manter a pele dos cães e dos gatos saudável.
Pet Med – Por fim, quais são as suas considerações finais sobre os cuidados com a pele dos pets durante o verão.
Camila Algauer – A exposição solar intensa induz doenças dermatológicas e cancerígenas e principalmente hipertermia em cães. Em diversos dos casos podemos ter doenças com intensos agravantes. Por isso, sempre que houver risco de hipertermia deve ser procurado atendimento veterinário imediato para redução gradual de temperatura corporal do animal.
🐾💙 Seu pet é único e merece todo cuidado e carinho! 💙🐾
Siga a Pet Med no Instagram e encontre tudo para o seu melhor amigo:
- Dicas de saúde e bem-estar para uma vida mais feliz e saudável. 🐶🐱
- Produtos incríveis que unem qualidade, conforto e estilo. ✨
- Inspiração para criar momentos inesquecíveis com seu pet. 🥰
Compartilhe fotos do seu amigo de quatro patas usando nossos produtos com a hashtag #petmed e inspire outros apaixonados por pets! 📸
Conforto e proteção? A Pet Med garante!
Nossas roupas protetoras e protetores anatômicos são desenvolvidos com tecnologias inovadoras:
- Dry: tecido respirável que seca rapidinho. 💨
- Antimicrobiana: proteção contra bactérias para uma higiene completa. 🦠
- UV 50+: proteção contra os raios solares. ☀️
Tudo isso com um tecido leve e flexível que garante o máximo de bem-estar para o seu pet. 💖
Acesse nosso Instagram e confira nossa linha completa de produtos! 😉
#PetMed #AmorPet #ConfortoPet #SaúdeAnimal #BemEstarAnimal


