Diabetes em Pets: Sinais, Causas e Prevenção.
Seu pet está bebendo e urinando mais que o normal? Descubra os sinais de diabetes em pets , as causas e como prevenir essa doença. Entrevista com a Dra. Fernanda Bortolotto, especialista em saúde animal.
Por Pauline Machado
⠀⠀⠀Cães e gatos também podem sofrer com doenças que precisam de um acompanhamento veterinário mais regular, como a diabetes, por exemplo, cujo tratamento exige alterações na rotina alimentar e comportamental.
⠀⠀⠀Mas, o que é a Diabetes e como ela pode acometer cães e gatos?
Quem esclarece essas e outras dúvidas, é a Médica Veterinária Fernanda Bortolotto, portadora do CRMV/PR: 5054, mestre e doutora em Ciência Animal pela PUCPR e professora do Centro Universitário UniCuritiba.
⠀Acompanhe!
⠀Pet Med – O que podemos entender por Diabetes?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – Diabetes é uma desordem endócrina, ou seja, de cunho hormonal, que confere ao paciente um quadro de elevação da glicemia.
⠀Pet Med – De que forma a Diabetes pode acometer os pets?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – Existem alguns tipos de diabetes, mas em todas podemos destacar predisposição genética e fatores predisponentes, como obesidade.
⠀Pet Med – Qual é a incidência de Diabetes em cães e gatos?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – A incidência de diabetes em animais de estimação pode variar de acordo com a região, raça, idade e outros fatores, mas podemos dizer que é a desordem endócrina que mais ocorre.
⠀Pet Med – Neste cenário, qual é a importância da Campanha sobre controle e prevenção da Diabetes?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – Campanhas de alerta e prevenção são sempre importantes pois esta doença pode ser evitada em muitos casos, fazendo check-up periódicos e, inclusive, detectando-se precocemente, a fim de reduzir doenças concomitantes ou outras complicações.
⠀Pet Med – Como o Diabetes se manifesta no organismo?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – A diabetes em cães e gatos se manifesta de maneira semelhante à forma como ocorre em humanos, resultando em níveis elevados de glicose no sangue devido à falta de insulina ou à incapacidade do corpo de utilizar a insulina de forma eficaz. Podemos destacar como sinais clínicos mais comuns em cães e gatos poliúria, que é o aumento na produção de urina, polidipsia, aumento do consumo de água, polifagia, aumento no consumo de alimentos e perda de peso.
⠀Pet Med – Quais são as causas mais comuns da Diabetes em cães e gatos?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – Deficiência na produção de insulina ou incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente.
⠀Pet Med – Como identificar o diagnóstico da Diabetes nesses animais?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – Pelos sinais clínicos e mudanças comportamentais do animal.
⠀Pet Med – E quanto aos tratamentos, quais são os mais eficazes?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – O tratamento vai depender da forma de diabetes que o animal possui. Se for por deficiência de produção de insulina, por exemplo, está deverá ser suplementada, resposta. O controle da dieta do animal também será fundamental.
⠀Pet Med – Por fim, como podemos prevenir a Diabetes em cães e gatos?
⠀⠀⠀Fernanda Bortolotto – Fornecendo rações adequadas a cada fase de vida do animal, estimular a prática de atividades físicas, além de rotinas de consultas e check-ups periódicos.
Acompanhe nosso Instagram
Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂
Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.