⠀⠀⠀Por Pauline Machado
Adoção Consciente: Pensando em adotar um cão ou gato? Descubra como o comportamento animal influencia o sucesso da adoção e a convivência familiar. Aprenda a identificar sinais e garantir o bem-estar de todos com a especialista Katia De Martino.
Quando dezembro chega, vem com ele, as viagens, as férias, as festas e, também, um aumento do número de animais abandonados.
No entanto, nem sempre esse abandono vem das festividades celebradas nesta época do ano, mas, muitas vezes, pelo mau comportamento dos cães e também dos gatos.
Diante disso, vamos saber porque tratar o comportamento desses animais pode ser determinante para a vida deles, tanto para serem adotados, quanto para não serem abandonados ou devolvidos ao abrigo. Tema importante sobre Adoção Consciente de Pets.
Para tanto, conversamos com a Médica Veterinária Comportamentalista, Katia De Martino, portadora do CRMV 22.913.
Acompanhe!
⠀Pet Med – O que podemos entender por comportamento animal?
⠀⠀⠀Todos os animais têm linguagens e necessidades da sua espécie. Entender comportamento é conseguir se comunicar e identificar a forma de linguagem e suprir as necessidades básicas para que o convívio entre humanos e animais seja harmônico.
⠀Pet Med – Qual é a importância do comportamento dentro das demais propriedades da vida animal?
⠀⠀⠀Quando as necessidades básicas não são supridas, desvios comportamentais como ansiedade, compulsividade, entre outros começam surgir. Como consequência, alterações fisiológicas, como aumento de cortisol, são desencadeadas ocasionando problemas de saúde a longo prazo nesse animal.
⠀⠀⠀Por exemplo, um aparecimento de fungos na pele pode estar relacionado a queda de imunidade por um estresse.
⠀Pet Med – E quanto à relação do comportamento animal e a sociedade humana, por que é tão importante?
⠀⠀⠀Nossos animais estão convivendo muito mais intimamente conosco. Estamos vivendo cada vez mais em espaços menores, verticais. Sendo assim, eles estão sendo retirados dos extintos e necessidades básicas.
⠀⠀⠀Para ter um melhor convívio, precisamos entender de comportamento para que, mesmo em um ambiente ‘artificial’, possamos suprir todas essas necessidades e evitarmos uma humanização.
⠀⠀⠀Quanto mais extintos naturais são supridos, menos problemas comportamentais enfrentamos e, como consequência, teremos um convívio mais harmônico entre humanos e animais.
⠀Pet Med – Infelizmente, os problemas comportamentais de cães e gatos levam ao abandono e negligência, resultando muitas vezes na morte do animal. Diante disso, por favor, nos cite alguns dos comportamentos tidos como “maus comportamentos”, que, na maioria dos casos, são os que fazem os animais serem abandonados, não adotados, devolvidos ou até mesmo maltratados em casa.
⠀⠀⠀Cães com problemas de agressividade com pessoas: na maioria dos casos a agressividade acontece pela falta do entendimento da linguagem dos sinais que esses cães emitem.
⠀⠀⠀Latidos em excesso: a causa dos latidos são inúmeras, porém muitos casos são causados por excesso de ansiedade desencadeado pela falta de estímulos e atividades.
⠀⠀⠀Agressividade entre cães: cães mal socializados tendem a ser mais medrosos, não conseguem se comunicar com outros cães e acabam usando a luta como forma de defesa.
⠀⠀⠀Gatos que fazem xixi e cocô fora da caixa de areia e agressividade: problemas de introdução correta dentro do ambiente onde já existem outros gatos.
⠀Pet Med – Podemos afirmar que tratar o comportamento de cães e gatos pode ser determinante para serem adotados?
⠀⠀⠀Eu diria que entender a limitação de cada indivíduo e reabilitar é determinante para que esse animal seja adotado por uma família que saiba as limitações, é o melhor caminho.
⠀⠀⠀A reabilitação é para o resto da vida daquele animal. Agora, se conseguirmos prevenir, com uma socialização bem feita no período correto, atender às necessidades e analisar o perfil individualmente, são as melhores formas de prevenir comportamentos errados futuros. Tudo que plantamos no período da infância, colhemos na fase adulta.
⠀Pet Med – A partir de que idade é possível promover mudança de comportamento nos cães e nos gatos?
⠀⠀⠀Desde o momento que um animal chega em casa, já precisamos trabalhar com ele. Em cada fase da vida há uma necessidade a ser trabalhada. Portanto, o quanto antes, procure ajuda profissional.
⠀Pet Med – De que modo os familiares dos animais podem ajudar seus cães e gatos a melhorarem seus maus comportamentos?
⠀⠀⠀Antes de comprarem ou adotarem, procurem fontes confiáveis, em que haja embasamento científico, para entender sobre comportamento canino e felino, assim como suas formas de linguagens, e suas necessidades básicas.
Tutores precisam entender sobre comportamento. Só assim evitamos problemas comportamentais e o abandono
⠀Pet Med – Que profissionais os tutores devem procurar para trabalhar o comportamento dos seus cães e gatos?
⠀⠀⠀Adestradores que trabalhem com metodologia positiva e médicos veterinários comportamentalistas são os indicados.
⠀Pet Med – Quais cuidados os familiares devem ter ao escolher o profissional para desenvolver este tratamento para o seu pet?
⠀⠀⠀Procurem profissionais que trabalham com embasamento científico. Pesquisem a forma de metodologia que esses profissionais trabalham, pois, um trabalho errado pode agravar muito um problema comportamental a longo prazo.
⠀Pet Med – No dia a dia, como deve ser a rotina dos pets em casa com seus familiares de modo que não deixem que os animais desenvolvam maus comportamentos?
⠀⠀⠀Estabelecer uma rotina de exercícios físico e mental, com passeios, day cares, ida ao parque, uso de brinquedos interativos dentro de casa, além de ter tempo de qualidade com os tutores, como levá-los junto para saídas junto com tutores como por exemplo, cafés, shoppings entre outros locais pet friendly..
⠀Pet Med – Por fim, quais são os benefícios de tratar o comportamento dos cães e dos gatos que convivem conosco? Por quais motivos?
⠀⠀⠀O melhor tratamento é a prevenção, portanto trabalhe para evitar um problema futuro, para ter um convívio mais harmônico entre o animal e sua família.
Acompanhe nosso Instagram
Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂
Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.