fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

⠀⠀⠀Por Pauline Machado

⠀⠀⠀Cuidar da alimentação dos nossos cães e gatos é tão importante quanto cuidamos da nossa própria dieta. Mas, ainda existem muitas dúvidas sobre como oferecer o melhor para os nossos pets sem fazer mal a eles.
⠀⠀⠀Uma das maiores dúvidas é sobre se podemos misturar ração seca com alimento úmido, ou o que também chamamos de Mix feeding.
⠀⠀⠀Para nos orientar sobre esse tema, conversamos com exclusividade com a Melony Caroline F dos Santos, Zootecnista e Médica Veterinária, portadora do CRMV/PR: 15357.
⠀⠀⠀Dra. Melony é pós-graduada em nutrição de cães e gatos e acupuntura veterinária bioenergética e Mestre em ciência e tecnologia da produção animal com ênfase em nutrição de cães e gatos.
⠀⠀⠀A entrevista está imperdível. Acompanhe!

Melony Caroline F dos Santos
Médica Veterinária

Pet Med – O que podemos entender por Mix feeding?
⠀⠀⠀Melony dos Santos – Mix feeding, traduzindo ao pé da letra, significa misturando alimentos. Na nossa rotina é comum observarmos a prática do mix feeding quando se mistura a ração seca com a alimentação úmida, seja ela sachês, patês ou alimentação natural. Nesse modelo, normalmente a composição da dieta do paciente é de 50% ração seca e 50% alimentação natural. Mas essa proporção não é uma regra. Se a dieta for composta por 70% de ração e 30% de alimentação natural, já pode ser considerada mix feeding.

Pet Med – Quais são os benefícios desse tipo de refeição para os cães e para os gatos?
⠀⠀⠀Melony dos Santos – As vantagens de se ter uma dieta misturada são:

  • Palatabilidade: pois, a dieta seca fica mais saborosa com a adição de um alimento úmido;
  • ⁠Hidratação: principalmente para gatos, essa dieta se torna muito interessante pois aumenta a ingestão hídrica desses animais que quase não ingerem água;
  • Custo: reduz o custo da dieta principalmente para aqueles tutores de cães de grande porte que optam por oferecer alimentação natural, mesmo que seja 50% da dieta, devido ao custo;
  • Volume: para aqueles animais glutões é interessante esse modelo de dieta pois aumenta o volume de alimento ao dia.
Melony Caroline F dos Santos
Médica Veterinária

Pet Med – E, quanto aos cuidados? Existe algum tipo de contra-indicação para cães e gatos?
⠀⠀⠀Melony dos Santos – Sempre que oferecer mix feeding deve-se observar a resposta do organismo do animal, pois nem todos apresentam uma boa aceitabilidade. Alguns podem se mostrar sensíveis aos ingredientes variados.
⠀⠀⠀Além disso, o tutor nunca deve fazer essa mistura sem orientação profissional, pois ela vai deixar a dieta desbalanceada podendo causar danos irreversíveis na saúde do animal devido a deficiências nutricionais.
⠀⠀⠀Se fizer a mistura do alimento natural diretamente na ração seca, deve-se certificar que o paciente vai ingerir todo o volume, caso contrário, não será recomendado deixar esse alimento exposto ao ambiente por mais de 1hora, pois poderá iniciar o processo de oxidação e putrefação do alimento.

Pet Med – A partir de que idade podemos oferecer Mix feeding para os cães e para os gatos?
⠀⠀⠀Melony dos Santos –  A partir do momento que os animais já estiverem se alimentando sozinhos, após o desmame.

⠀Pet Med – E os animais idosos, também podem fazer uso deste tipo de alimentação?
⠀⠀⠀Melony dos Santos – Os animais idosos também podem! Esse modelo é muito recomendado para aumentar a palatabilidade da dieta, uma vez que esses animais acabam ficando mais seletivos com a idade ou até mesmo pelas alterações clínicas que eles apresentam.

Pet Med – Qual alimento úmido deve-se usar ao montar o mix feeding do cão e do gato?
⠀⠀⠀Melony dos Santos – Qualquer alimento úmido, seja sachês, patês e alimentação natural cozida ou crua.

⠀Pet Med – Quantas vezes ao dia ou na semana podemos oferecer a mistura de texturas para os cães e para os gatos?
⠀⠀⠀Melony dos Santos –  Pode- se oferecer todos os dias e em todas as refeições do dia se for o caso, desde que o mix feeding esteja balanceado conforme orientação médica.

⠀Pet Med – Após servido, quanto tempo depois o Mix feeding pode ficar no prato sem causar transtornos à saúde do animal?
⠀⠀⠀Melony dos Santos – Recomendamos não ultrapassar 1 hora, em temperatura ambiente.

Pet Med – Por fim, vamos recapitular: quando pode e quando não podemos  fazer uso da mistura de rações?
⠀⠀⠀Melony dos Santos – Pode-se fazer essa mistura a qualquer momento, em qualquer situação encontrada, desde que seja elaborado por profissional da área de nutrição de cães e gatos. Caso contrário a saúde do paciente poderá ficar comprometida devido às deficiências nutricionais que são difíceis de serem detectadas por exames sanguíneos.



Conheça nossos produtos:


Acompanhe nosso Instagram


Acompanhe dicas, novidades e lançamentos em nosso Instagram, te esperamos por lá também 🙂

Compartilhe conosco seus pets com nossos produtos , marque nosso @petmed.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco