fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

Oferecer uma alimentação saudável aos animais faz toda a diferença para a qualidade de vida deles. Os gatos, por exemplo, sabemos o quanto eles gostam de sachês, mas, ao mesmo tempo, esse tema é dúvida para muitos tutores, que não sabem até que ponto esse tipo de alimento pode fazer bem ou mal à saúde do seu felino de estimação.
Por isso, nós conversamos com exclusividade com a Médica Veterinária Karoline Vanelli, professora e doutora em Nutrição Animal, portadora do CRMV SC 11.614, que nos esclareceu inúmeras questões sobre o assunto.
Acompanhe!

Pet Med – O que podemos entender por alimentos úmidos para gatos?
Karoline Vanelli – De acordo com a classificação do MAPA do Ministério da Agricultura, um alimento úmido tem que ter pelo menos 88% de umidade para ser considerado úmido.

Pet Med – Quais são as diferenças entre alimentação natural dos alimentos úmidos para gatos?
Karoline Vanelli – Quando a gente fala de alimento úmido para gatos, estamos falando de sachê e de patê. Podemos incluir, também, alguns alimentos in natura, como por exemplo: se eu vou fazer uma dieta caseira, temos que considerar que todo alimento natural tem um teor de umidade, e, lógico, esse teor de umidade varia de acordo com cada ingrediente da dieta, então, vegetais, frutas, tem mais teor de água, alguns tipos de cereais também, mas, vai depender da composição da dieta.
No entanto, não podemos conceituar a dieta caseira como dieta úmida, mas, temos que considerar durante a formulação de alimentos que o teor da umidade dos alimentos in natura, influencia, principalmente, em consumo energético e digestibilidade.

A ingestão de alimento úmido vai auxiliar na prevenção de doenças renais e na formação de urólitos e cálculos urinários.

Karoline Vanelli



Pet Med – Quais são os benefícios da dieta úmida para os felinos?
Karoline Vanelli – Podemos levar em conta vários fatores, o primeiro deles é com relação ao próprio consumo de água.
Os felinos no seu comportamento natural são ruins na ingestão hídrica, muito porque na natureza mesmo, quando eles se alimentam de outros animais, eles estão inserindo vísceras e nas vísceras têm sangue que já tem o teor próprio de umidade, então. por isso, é extremamente importante fazer a inclusão do sachê pelo menos uma vez ao dia durante todos os dias, como uma grande ferramenta para estimular o consumo hídrico.
Mas, hoje, já temos disponíveis no mercado várias opções como fonte, potinho específico para ingestão de água, mas, o mais importante é entender o comportamento  de cada gato, do seu gato especificamente, para saber o que ele gosta: se ele gosta de beber água na água corrente, se ele prefere na tigela de vidro, de alumínio, de plástico. Por exemplo, aqui em casa eu deixo várias tigelas disponíveis pela casa com água sempre limpa e à vontade para isso.
E, a principal importância, é que além da questão da própria ingestão hídrica, a ingestão de alimento úmido vai auxiliar na prevenção de doenças renais e na formação de urólitos e cálculos urinários.

Pet Med – E quanto aos malefícios?
Karoline Vanelli – Pensando nos malefícios dos alimentos úmidos, é somente com relação a quantidade. Quando você não regula a quantidade do sachê somada a quantidade da ração seca, você pode estar dando excesso de quilocalorias para o animal, então, ele pode ganhar peso, entrar no estado de sobrepeso e obesidade, por isso tem que ter atenção, pois, toda vez que você for fazer a inclusão do sachê você tem que tirar um pouco da ração seca, mas, sempre com o auxílio do Médico Veterinário.
E se for utilizar o sachê como alimento, tem que ver na embalagem do sachê tem o selo de alimento 100% completo e balanceado. Se o alimento não tiver esse selo, ele só pode ser utilizado como um petisco, não como um alimento completo.
Esses sachês que não têm o selo de 100% completo e balanceado podem causar alguns riscos de deficiências nutricionais, mas, os que têm este selo, além de enriquecimento de água e proteína, eles têm vitaminas e minerais, então, podem ser utilizados em substituição à ração seca.

Se for utilizar o sachê como alimento, tem que ver na embalagem do sachê tem o selo de alimento 100% completo e balanceado. Se o alimento não tiver esse selo, ele só pode ser utilizado como um petisco, não como um alimento completo.

Karoline Vanelli



Pet Med – Dizem que, por serem carnívoros, o ideal seria que gatos domesticados se alimentassem mais de sachês do que ração seca. Essa recomendação é válida?
Karoline Vanelli – Os gatos têm que receber o sachê, ou a quantidade de água mínima necessária por dia, e o sachê vem para complementar a ingestão hídrica, já que eles são difíceis de beber água sozinhos, então, ele vem para trazer essa complementação hídrica.
Não tem nada relacionado a eles serem carnívoros, isso não influencia, o que influencia é o hábito alimentar deles, esse comportamento da baixa ingestão hídrica e pelo alto consumo de compostos nitrogenados da dieta, mas, isso não está relacionado.
O sachê ou a ração seca vai ter o mesmo teor de proteína, não é isso que vai influenciar. É que a dieta deles são hiperproteicas, então, independentemente se ele come sachê ou ração seca, ele tem que ter uma ingestão hídrica maior para poder fazer a diluição e excreção apropriada desses compostos nitrogenados, ou seja, entrar no ciclo da ureia, ativar o ciclo da ureia e depois fazer a excreção via urinária.
Mas, o que o sachê tem de vantagem? Ele já tem água junto com o teor de proteína, mas, reforço que o fato de ser seco ou úmido não influencia. O que influencia é que eles necessitam de dieta hiperprotéica, mas para poder fazer a diluição desses compostos nitrogenados, que são produtos resultantes do metabolismo, através do ciclo da ureia, eles teriam maior necessidade de fazer excreção disso, e só conseguiriam a partir de uma maior ingestão hídrica. Porém, às vezes, se o gato tem um bom hábito de ingerir água, por gostar de uma fonte, e coloca-se uma fonte, trabalha-se com manejo alimentar e com enriquecimento ambiental, aí também fica como uma alternativa viável.

Pet Med – Qual é a recomendação para alimentar os gatos em casa com sachê? (somente sachê, alternando com ração seca, misturando com água, qual quantidade diária, etc…)
Karoline Vanelli – A quantidade é muito difícil da gente trazer, pois depende do peso metabólico de cada animal. A gente não calcula pelo peso corporal, a gente se baseia no peso metabólico, e aí precisa fazer algumas transformações, equações, para dar a quantidade exata para cada animal, para cada fase de vida e para cada estilo de vida.
Então, de uma forma bem generalista, o recomendado é dar, no mínimo, um sachê por dia. Agora, por exemplo, se eu tenho um filhote, esse consumo pode aumentar; se eu tenho uma fêmea gestante ou lactante esse consumo aumenta; se eu tenho um paciente idoso, esse consumo pode diminuir, porque ele tem um metabolismo mais lento; se eu tenho um paciente que tem problemas de obstrução urinária por cálculo, eu vou ter que aumentar a ingestão de sachê para aumentar a quantidade de ingestão de água, e aí eu tenho  que manejar de acordo coma  necessidade do animal. Então, a gente tem que realmente passar por consulta com médico veterinário especialista em nutrição, nutrólogo ou nutricionista para que ele faça esse cálculo.
Pode alternar?Aí tem que cuidar, é o manejo alimentar. Vai fazer junto com o sachê, então, tem que saber as recomendações corretas da quantidade de sachê associada a ração seca.
Você pode fazer a inclusão de 10% de sachê na dieta. Vamos supor que você use 100% de ração seca e quer usar sachê. Você terá que utilizar 90% da ração seca e esses 10% que faltam para complementar, você usa em sachê.
Agora se você quer dar um dia inteiro de sachê e no outro dia só dar ração, não tem problema. O problema é que você vai criar um paladar extremamente seletivo neste animal. Gatos já são assim porque eles têm 500 papilas gustativas, então, eles já são seletivos por natureza, e, então, pode ser que eles não queiram comer uma coisa ou outra, por isso, tem que cuidar com isso, para não gerar paladar seletivo.
O segundo, porém, é que se você respeitar a quantidade mínima que o animal precisa. Vamos supor que o animal precise de 4 mil calorias por dia. Se você respeitar esse consumo calórico diário em ração seca ou em sachê, ok, a única coisa que tem que cuidar é para mensurar a quantidade correta e poder fazer isso da forma correta.
Eu prefiro, assim, de forma bem generalista e falando de um paciente saudável, que não tenha nenhuma determinada condição patológica, é utilizar ração em 90% seca e 10%  de inclusão de sachê. Alternar um dia sim e um dia não, eu acho um pouco complicado.
Porém, às vezes acaba a ração, então só dar o sachê em uma emergência, pode sim, pode, também dar uma semana inteira só sachê e outra só ração, é só cuidar com relação a seleção do paladar do animal.

Pet Med – A partir de qual idade podemos oferecer alimentação úmida para os gatos?
Karoline Vanelli – Já a partir do desmame, e pode manter até o último dia de vida dele.
Não tem contra indicação, a menos que esse animal apresente alguma patologia, porém, hoje, a gente já tem disponível no mercado, sachês que atendem às determinadas condições patológicas. Temos patês para doença renal crônica, doença gastrointestinal, doença cardíaca, diabetes, obesidade, então eu só altero o tipo de sachê para cada condição patológica.

Pet Med – Na hora de comprar, a que devemos ficar atentos, tendo em vista a grande variedade de opções no mercado?
Karoline Vanelli – Eu opto sempre pelos sachês que tenham o selo de 100% completo e balanceado. Os demais que são utilizados como petiscos, podem ser mais hipercalóricos, enriquecidos a base de gordura e não de proteína. Eles não têm muito valor nutricional, têm valor de manejo, de petisco, não nutricional.
Quando você usa um sachê 100% completo e balanceado, você está optando por um alimento que vem com enriquecimento vitamínico e mineral, e aí sim, você pode usar ele como um caminho e direcionamento.
A gente pode seguir dentro da mesma classificação na ração seca, classificação super premium, premium e econômica. Eu sei que o preço é um fator determinante, porque a gente acaba usando muito mais sachê, porém, optar por uma premium ou super premium que acompanha as marcas de ração dentro das mesmas classificações das rações, pode ser um norte e direcionamento para a escolha.
Atentar, também, para a condição de vida que esse animal se encontra, idade e se ele está apresentando alguma doença, alguma comorbidade ou não.

Pet Med – Quanto aos mitos e verdades sobre alimentação úmida para gatos, por favor responda abaixo:
Alimentos úmidos têm mais sódio:
Karoline Vanelli – Sim, é fato, porém, o sódio não é nenhum problema. Cães e gatos são extremamente resistentes a altas concentrações de sódio na dieta. Você pode fazer a inclusão de 15kg em matéria seca. Isso, se você for parar para pensar que em ração de 15kg dá praticamente mais de 1,5kg de ração de sal na ração e a gente não utiliza isso tudo, é uma quantidade muito absurda, então, tem mais sódio por conta do preparo do alimento.
Temos que lembrar que dentro das necessidades nutricionais de cada espécie, existe o mínimo e o máximo que eu posso trabalhar e as quantidades de sódio presentes no sachê, pelo menos dos que são 100% completo e balanceado, e de marcas idôneas, eles respeitam essa quantidade máxima limitada. Mas, mesmo que tivesse um pouquinho a mais, ainda assim não provocaria nenhum problema em um animal saudável, pois, por serem extremamente resistentes, eles conseguem controlar essas flutuações plasmáticas de sódio muito bem.
Vale lembrar que causas de hipertensão em cães e gatos não estão associadas ao sódio, mas, sim, à doença renal crônica e hipoadrenocorticismo, então não tem nenhum problema o fato de o sachê ter mais sódio no alimento, muito pelo contrário. A única contraindicação é se eu tenho um animal renal ou que já é hipertenso por uma doença cardiovascular, caso contrário não tem nenhuma contraindicação.


Sachês para gatos engordam:


Karoline Vanelli – Sim, se eu utilizar em excesso e não respeitar a quantidade de kg/caloria a ser consumida no dia, então, eu tenho que entender qual é a necessidade energética metabólica desse animal, que é o veterinário que calcula.
Ele vai trazer essa necessidade energética, vai fazer o cálculo da quantidade de alimento, seja úmido ou seco, a partir dessa necessidade, e aí vai determinar quanto esse animal vai consumir desse sachê. Se ele estiver consumindo quantidades maiores ele vai ganhar peso, assim como se ele estiver comendo mais quantidade de ração seca.



Não pode ser consumido por gatos com diabetes:


Karoline Vanelli – Mito. Muito pelo contrário, você pode indicar para um animal diabético, um paciente oncológico, porque ele não tem carboidrato. O sachê é proteína, água, vitamina mineral e pouquíssimo de gordura, quase nada de gordura. Tem sachês que são extremamente baixo em gordura e riquíssimo em proteína. Então, isso não altera curva glicêmica pós prandial, ou seja, depois da alimentação, e em paciente oncológico não favorece o crescimento de células neoplásica. Porque não tem a presença de carboidrato na dieta, então pode ser utilizado com segurança para pacientes diabéticos, até é uma alternativa para estimular consumo alimentar e saciar sensação de ansiedade.



Alimentos úmidos causam diarreia:


Karoline Vanelli – Somente se for consumido em excesso e se não utilizar um alimento bom e não conservar de maneira correta após aberto. O risco é você abrir o sachê e não conservar na geladeira após aberto. Como ele tem alto teor de umidade, ele fica muito suscetível a contaminação bacteriana, então, se algum paciente apresentar diarréia, tem que verificar de que forma o sachê foi armazenado. Normalmente está mais associado a erro de armazenamento do que ao sachê.

Alimentos úmidos são petiscos:


Karoline Vanelli – Depende. Eu tenho sachês que são petiscos e tenho sachês que podem substituir os alimentos completos.

Pet Med – Por fim, o que mais é importante acrescentar ao que conversamos?
Karoline Vanelli –  Vale acrescentar sobre o enriquecimento ambiental. O manejo alimentar para gatos não depende somente do alimento, mas, de como estamos oferecendo os alimentos para eles. Temos que nos atentar muito sobre cada fase e sobre a condição de que cada animal se encontra. Temos que saber que a suplementação é extremamente necessária.

Para gatos, a gente tem vários suplementos no mercado que podem atender a questões de ansiedade e hiperatividade, que podem facilitar a eliminação de bolas de pelos, de prevenir formação de cálculo urinário, entre outros. Então, a gente tem que começar a trazer esses conceitos dentro da Medicina Veterinária, assim como a gente traz para o consumo humano, reforçando que a suplementação, muitas vezes, o que a gente tem de necessidade mínima na dieta pode não atender a uma necessidade específica de um indivíduo.

Que a gente tem que  trabalhar muito mais com a nutrição do gato tratando ele como um indivíduo do que como um coletivo, que cada vez está ficando mais claro que eles são muito individualistas, inclusive em seus comportamentos fisiológicos e patológicos.

Acompanhe mais artigos em nosso Blog e no Instagram.

Conheça as Roupas Protetoras para Gatos da Pet Med

Pet Med atua no mercado nacional e internacional sempre trazendo inovação e tecnologia nos cuidados aos animais de estimação

Para amantes de gatos , a Pet Med é fabricante de roupas protetoras e pós cirúrgicas para que no momento em que seu gato mais precisar de cuidado tenha conforto e qualidade de vida

Nossas roupas protetoras são aprovados por médicos veterinários, cães, gatos e seus donos que usam e recomendam. 

Temos coleção exclusiva com cores e design desenvolvido para melhor adaptação da anatomia de gatos,  além de termos uma gama variada de tamanhos para diversos portes de gatos.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco