fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

A campanha Março Vermelho tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados e do diagnóstico precoce de doenças renais, tendo como foco principal o câncer renal.

Nos animais a incidência de insuficiência renal é bastante importante na casuística clínica veterinária, embora a de câncer nesta região seja pequena.

Para nos esclarecer essas e outras questões, conversamos com exclusividade com a Médica Veterinária Josieny Portugal Roble Gonçalves, formada pela Universidade Federal do Paraná.

Portadora do CRMV-PR 4929, Josieny tem, também, especializações nas áreas de Clínica Médica de Pequenos Animais, Odontologia e Dermatologia. Acompanhe os esclarecimentos!


Pet Med – O que podemos entender por problemas renais em cães e gatos?
Josieny Gonçalves  – Os animais pets, neste caso cães e gatos, também podem apresentar doenças renais, como insuficiências renais agudas ou crônicas, nefrites, nefroses, neoplasias e parasitoses.
Os problemas renais mais comuns nos pets são as insuficiências renais, as parasitoses e as neoplasias, sendo mais comum as insuficiências agudas, aquelas que permite reversão do quadro após tratamento, e a crônica onde o tratamento visa basicamente o retardo da progressão da doença e a melhora da qualidade de vida do paciente.
Nos casos de neoplasias ou parasitoses o tratamento é cirúrgico removendo o órgão, quando possível.

Pet Med – O que leva os animais a desenvolverem doenças renais?
Josieny Gonçalves  – Atualmente os casos de insuficiência renal crônica em animais idosos têm aumentado substancialmente, sobretudo os animais de pequeno porte, que são considerados idosos a partir de sete anos em média. Logo, a prevenção de doenças e/ou evitar sua progressão acelerada são fundamentais hoje em dia.
Os cuidados básicos como consultas periódicas ao médico veterinário e exames de rotina, boa alimentação, além de enriquecimento ambiental,  vacinação anual e controle de ecto e endo parasitoses também permitem uma melhor qualidade de vida aos nossos pets.
As doenças renais quando diagnosticadas precocemente permitem ao clínico possibilidades de tratamentos  melhores e manutenção da qualidade de vida por mais tempo.
Vale ressaltar que as doenças nos pets só apresentam sinais clínicos quando já há comprometimento de mais de 75% dos nefrons e, infelizmente, não existe atualmente cura clínica para as insuficiências renais.

Pet Med – Quais são os sintomas de um animal com problemas renais?
Josieny Gonçalves  – Os animais acometidos por doenças renais apresentam como sinais clínicos mais comuns perda de peso, principalmente massa magra, ingerem grande quantidade de água e urinam bastante, pois ocorre descontrole hídrico renal, e mesmo assim ficam desidratados, com a pelagem arrepiada e opaca. Podem apresentar redução ou falta total de apetite, vômitos e diarreias. Também pode ocorrer aumento da pressão arterial sistêmica.

Pet Med – E quanto ao diagnóstico, como é identificado?
Josieny Gonçalves  – O diagnóstico da doença é realizado associando a anamnese, que consiste no relato do responsável pelo pet sobre as alterações observadas e dos questionamentos do clínico, de um exame clínico criterioso  e também por meio dos exames complementares que nesse caso envolvem principalmente hemograma (em que observamos anemia não regenerativa),  bioquímica sérica avaliando os níveis de ureia, creatinina, cálcio, fósforo, urinálise completa (onde podemos observar a redução da densidade urinária, proteínas, leucócitos e hemácias), além de Ultrassonografia exploratória para avaliar possíveis alterações na ecogenicidade, tamanho e formato renal, além de também avaliar a pressão arterial sistêmica. Esses exames permitem o diagnóstico e o estadiamento da doença renal permitindo direcionamento quanto ao protocolo terapêutico mais adequado ao paciente.

Pet Med – Para cão ou gato diagnosticado com doença renal, quais são os possíveis tratamentos?
Josieny Gonçalves  – O tratamento dessas doenças tem por objetivo retardar a progressão da doença renal, redução dos sinais clínicos, melhora da qualidade de vida e também aumento do tempo de sobrevida do pet.
A definição do protocolo mais adequado varia de acordo com o estágio da doença que o paciente se encontra.
Os pacientes nos estágios I e II não apresentam alterações clínicas, apenas poliúria e polidpsia, e o tratamento visa retardar a progressão da doença.
 Já no estágio III ocorre também azotemia moderada, ou seja, os níveis de creatinina sérica estão entre  2,1 a 5 mg/dl para cães e de  2,9 a 5 mg/dl para gatos.
No estágio IV ocorrem piora de todos os sinais e o tratamento visa reduzir os sinais clínicos e melhorar a qualidade de vida. O tratamento inclui como medicações o uso de Ômega 3 (EPA e DHA ) que realizam proteção dos néfrons, antioxidantes para reduzir os níveis de radicais livres, os inibidores da ECA, enzima conversora de angiotensina, vitamina D, fluidoterapia e ajuste de ingestão de água. 3
Com relação à dieta para pacientes renais, as rações comercias têm alto teor calórico e proteínas em menor quantidade e de alta biodisponibilidade, baixos níveis e fósforo.

Pet Med – Como identificar o grau da lesão renal nos pets?
Josieny Gonçalves  – A avaliação do grau de lesão renal é feita avaliando os sinais clínicos e alterações nos exames laboratoriais: hemograma, bioquímica sérica e urinálise, e de Ultrassom abdominal onde avaliamos a diferenciação córtico medular, o tamanho e a ecogenicidade do órgão. Também avaliamos a pressão arterial sistêmica que pode estar aumentada. Dessa forma conseguimos definir o estadiamento da doença e determinar o tratamento mais adequado.

Pet Med – A partir de que grau a doença é diagnosticada como grave?
Josieny Gonçalves  – A classificação da gravidade da doença renal é feita em 4 estágios sendo que o I e II são mais leves e o III e o IV mais graves.
A definição do estágio basicamente é determinada pela creatinina sérica e o ideal é que a coleta de sangue seja realizada com o paciente estabilizado, hidratado e com o mínimo de sinais clínicos possíveis. Assim conseguimos mensurar a taxa de filtração glomerular.

Pet Med – E como medidas de prevenção, quais devem ser adotadas?
Josieny Gonçalves  – A melhor forma de prevenção de todas as doenças, nesse caso as doenças renais, são os cuidados para que o pet tenha qualidade de vida, uma alimentação saudável, água disponível à vontade, enriquecimento ambiental e tempo para se relacionar e interagir com seus responsáveis.
A recomendação de consultas veterinárias periódicas, até os sete anos no mínimo uma vez ao ano e após, duas vezes ao ano, bem como a realização de exames laboratoriais e de imagem nessa periodicidade, permitem diagnóstico precoce de várias enfermidades.
Escovação dental, vacinação anual e controle de ecto e endoparasitoses também permitem que o pet esteja saudável e maior sobrevida.

Pet Med – Por fim, as doenças renais podem levar os pets a desenvolverem câncer renal?
Josieny Gonçalves  – A inflamação de qualquer tecido do nosso corpo pode evoluir para algum tipo de câncer, porque o câncer nada mais é do que a multiplicação acelerada e errada de diversas células. Quando elas começam a se multiplicar em excesso, podem virar um tumor com perda da função. Então, a evolução da inflamação pode virar um tumor.
No entanto, essas doenças renais que falamos aqui não viram câncer. O câncer, a neoplasia, surge porque as células começam a se multiplicar em excesso, e, aí, surgem células defeituosas. São essas células defeituosas que são o câncer.
Nos pets a incidência de câncer renal é de 1% das neoplasias em cães e 1,5% das neoplasias em gatos.
Quando unilateral sem metástases o tratamento de escolha é remoção cirúrgica do rim afetado. Quando linfossarcoma a indicação terapêutica é quimioterapia.
Para finalizar, reforço que, como os sinais dessas doenças são muito inespecíficos a prevenção continua sendo sempre a melhor coisa a ser feita.

Acompanhe mais artigos em nosso Blog e no Instagram.

Conheça as Roupas Protetoras para Gatos da Pet Med

Pet Med atua no mercado nacional e internacional sempre trazendo inovação e tecnologia nos cuidados aos animais de estimação

Para amantes de gatos , a Pet Med é fabricante de roupas protetoras e pós cirúrgicas para que no momento em que seu gato mais precisar de cuidado tenha conforto e qualidade de vida

Nossas roupas protetoras são aprovados por médicos veterinários, cães, gatos e seus donos que usam e recomendam. 

Temos coleção exclusiva com cores e design desenvolvido para melhor adaptação da anatomia de gatos,  além de termos uma gama variada de tamanhos para diversos portes de gatos.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco