fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

A Campanha Março Azul Marinho traz à população informações importantes para a conscientização sobre os cuidados e prevenções do câncer colorretal, que nasce no intestino grosso e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum nos brasileiros, tendo em torno de 41 mil novos casos no País a cada ano.

Nas pessoas, o câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

Nos pets não temos essa estatística, mas, sabemos que é comum aos animais também.

Para saber como a doença acomete cães e gatos, conversamos com o Médico Veterinário André Ricther Ribeiro, gastrocirurgião e pesquisador da Universidade Federal do Paraná e professor do Centro Universitário UniCuritiba, portador do CRMV-PR: 11018.

Ele explica que alguns cuidados básicos são importantes para a prevenção da doença.

Acompanhe!

Pet Med – Neste cenário, quais são os problemas intestinais mais comuns em cães e gatos?
André Richter – Geralmente, quase 80% são gastroenterites de causas diversas, desde falta de desvermifugação, até problemas com alimentos não indicados e corpos estranhos de várias ordens que são ingeridos pelos animais.

Pet Med – E, o que podemos entender por câncer colorretal?
André Richter – É uma alteração celular no interior do aparelho digestório, na maioria das vezes, e que não é visível nem palpável e pode ter curso demorado para se pronunciar

Pet Med – De que forma este tipo de câncer pode surgir e quais são suas implicações para a saúde dos pets?
André Richter – Fatores genéticos, mecânicos, alimentares e medicamentosos.

Pet Med – Quais são os sintomas de um animal com problemas intestinais?
André Richter – Geralmente diarréia crônica, melena, ou seja, quando as fezes estão pretas, quando se trata da parte baixa do trato digestório.

Pet Med – E quanto ao diagnóstico, como é identificado?
André Richter – Por exames laboratoriais, ultrassonografia, colonoscopia.

Pet Med – Para cão ou gato diagnosticado com câncer colorretal, quais são os possíveis tratamentos?
André Richter – O mais correto é a retirada da porção afetada de forma cirúrgica, e tratamento com quimioterápicos após a identificação de origem do tumor.

Pet Med – Qual é a importância da vermifugação dos cães e gatos pensando na prevenção de problemas gastrointestinais e na saúde dos cães e gatos?
André Richter – É de primeira importância, visto que quando surgem suspeitas de doença colorretal, trabalhamos com exclusão hipóteses de diagnóstico.

Pet Med – E como medidas de prevenção, quais devem ser adotadas pelos tutores?
André Richter – Realização de exames laboratoriais e de imagem e consultas periódicas.

Pet Med – Por fim, de que forma a má alimentação pode resultar em doenças do trato intestinal nos cães e nos gatos?
André Richter – Alimentação para os pets é o maior cuidado para a saúde do animal. Hoje, no mercado já existem varias marcas de rações de excelente qualidade, polivitamínicos de muito boa procedência e fabricação. O segundo maior cuidado está interligado à alimentação, que é a higiene bucal dos animais

Acompanhe mais artigos em nosso Blog e no Instagram.

Conheça as Roupas Protetoras para Gatos da Pet Med

Pet Med atua no mercado nacional e internacional sempre trazendo inovação e tecnologia nos cuidados aos animais de estimação

Para amantes de gatos , a Pet Med é fabricante de roupas protetoras e pós cirúrgicas para que no momento em que seu gato mais precisar de cuidado tenha conforto e qualidade de vida

Nossas roupas protetoras são aprovados por médicos veterinários, cães, gatos e seus donos que usam e recomendam. 

Temos coleção exclusiva com cores e design desenvolvido para melhor adaptação da anatomia de gatos,  além de termos uma gama variada de tamanhos para diversos portes de gatos.

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco