fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

O mês de abril traz duas comemorações importantes: uma pelo Dia Mundial da Saúde e do Dia da Terra, dois fatores fundamentais para a nossa qualidade de vida, assim como para os animais.
Para falar sobre a importância do conceito de Saúde Única, que trata  não apenas do indivíduo, mas, também dos animais e do meio em sua volta, conversamos com o Médico Veterinário Kamilo Rivera, gerente geral Ellatin e diretor de operações da LAVC – Latin American Veterinary Conference, Congresso Latino Americano de Veterinária.
Acompanhe!

Pet Med – O que podemos entender por Saúde Única?
Kamilo Rivera – Esta es una nueva mirada a la relación entre la salud humana, la salud animal y el estado del medio ambiente.
Este é um novo olhar sobre a relação entre a saúde humana, a saúde animal e o estado do meio ambiente.


Pet Med – Quais são os três pilares da Saúde Única?
Kamilo Rivera – Ambiente sano, animales sanos, gente sana.

Ambiente saudável, animais saudáveis, pessoas saudáveis.


Pet Med – Qual é a importância de falarmos sobre este conceito nos tempos atuais?
Kamilo Rivera – ​​El ecosistema está en un estado de desequilibrio, constantemente ocurren desastres naturales, de los cuales sufren tanto las personas como los animales, en el ajetreo de la vida moderna. Las personas se olvidan de cuidar su salud y, además, no tienen tiempo para pensar en el medio ambiente. Estas preguntas fueron, son y serán relevantes.

O ecossistema está em desequilíbrio, ocorrem constantemente desastres naturais, dos quais sofrem pessoas e animais. Na agitação da vida moderna, as pessoas se esquecem de cuidar da saúde e, além disso, não têm tempo para pensar no ambiente. Essas perguntas foram, são e serão relevantes.


Pet Med – De que modo na prática as empresas, escolas e profissionais da área de saúde podem aplicar na prática, o conceito de saúde única?
Kamilo Rivera – ​​En primer lugar, es la educación de adultos y niños. Una buena educación y conciencia en el campo de la ecología y la salud es la clave para el desarrollo de una vida sana y la moda para la pureza de la naturaleza y la salud de los animales y el medio ambiente.

Em primeiro lugar, é a educação de adultos e crianças. Uma boa educação e conscientização no campo da ecologia e saúde é a chave para o desenvolvimento de uma vida saudável, assim como para a pureza da natureza e a saúde dos animais e do meio ambiente.


Pet Med – E quanto aos Médicos Veterinários? De que forma podem aplicar na prática no seu dia a dia?
Kamilo Rivera – Las clínicas veterinarias son visitadas diariamente por personas con sus mascotas. El veterinario es responsable tanto de la correcta prescripción del tratamiento a su paciente, como de informar plenamente a su propietario sobre las medidas preventivas de la convivencia con una mascota (vacunas, desparasitaciones, alimentación adecuada, etc.). Además, se pueden colocar pancartas en la clínica veterinaria en la sala de espera, que hablarán sobre la actitud correcta hacia los animales y el medio ambiente. También es importante que las clínicas veterinarias eliminen adecuadamente los desechos.

As clínicas veterinárias são visitadas diariamente por pessoas com seus animais de estimação. O veterinário é responsável tanto pela correta prescrição do tratamento para o seu paciente, como por informar cabalmente o seu dono sobre as medidas preventivas da convivência com um animal de estimação (vacinação, desparasitação, nutrição adequada, etc.). Além disso, na clínica veterinária, na sala de espera, podem ser colocados banners que informam sobre a atitude correta em relação aos animais e ao meio ambiente. Também é importante que as clínicas veterinárias descartem adequadamente os resíduos.


Pet Med – Neste sentido, como o conceito de Saúde Única impacta a vida dos animais e suas famílias?
Kamilo Rivera – Influye directamente. Una persona, que adquiere un perro y se da cuenta de este concepto, camina más con él, controla su salud física y emocional, trata de clasificar la basura y lleva un estilo de vida más saludable. De hecho, cuanto más feliz, saludable y positivo sea el dueño de la mascota, mejor estará su mascota. Debo decir que lo mismo funciona en sentido contrario: cuanto más sana y feliz es la mascota, más feliz es su persona.

Influencia diretamente. Uma pessoa, tendo adquirido um cachorro e percebendo esse conceito, caminha mais com ele, monitora sua saúde física e emocional, procura separar o lixo e leva um estilo de vida mais saudável. Na verdade, quanto mais feliz, saudável e positivo for o dono do animal, melhor será para ele. Devo dizer que a mesma coisa funciona na direção oposta: quanto mais saudável e feliz o animal de estimação, mais feliz é sua pessoa.


Pet Med – E para aqueles animais que não têm família, como podem ser beneficiados com as ações de Saúde Única?
Kamilo Rivera – Las asociaciones pueden trabajar en la gestión para ayudar a los refugios de animales. Las fotos de alta calidad con descripciones de animales ahora funcionan muy bien cuando se publican en las redes sociales. Es importante que el refugio tenga un acuerdo oficial sobre el mantenimiento responsable del animal y el seguimiento discreto de su destino por parte del refugio. Si se trata de animales de la calle sin hogar, entonces se necesitan programas de esterilización, astillado y vacunación de animales de la calle.

También es importante controlar el estado de salud de los animales salvajes, controlar su población y aclarar las circunstancias de la muerte.

As associações podem trabalhar na gestão para ajudar os abrigos de animais. Fotos de alta qualidade com descrições de animais agora funcionam muito bem quando postadas nas mídias sociais. É importante que o abrigo tenha um acordo oficial sobre a guarda responsável do animal e o monitoramento discreto de seu destino pelo abrigo. Se você está lidando com vadios sem-teto, então, são necessários programas de castração, chipagem e vacinação.

Também é importante monitorar o estado de saúde dos animais silvestres, controlar sua população e esclarecer as circunstâncias da morte.


Pet Med – Como o conceito de Saúde Única influencia a vida das pessoas?
Kamilo Rivera – Directamente. Al mejorar el medio ambiente, el estado de la agricultura y los animales domésticos, mejoramos la vida de la humanidad.

Diretamente. Ao melhorar o meio ambiente, o estado da agricultura e dos animais domésticos, melhoramos a vida da humanidade


Pet Med –  E os impactos para o meio ambiente?
.Kamilo Rivera – La estructura del entorno es muy delgada y depende en gran medida de cualquier cambio mínimo. Incluyendo cambios para mejor.
A estrutura do ambiente é muito fina e altamente dependente de qualquer alteração mínima. Incluindo mudanças para melhor.


Pet Med – De que modo o conceito de Saúde Única pode agir como preventivo para a sociedade, os animais e o meio em que vivemos?
Kamilo Rivera – One Health expresa un enfoque holístico de la salud humana, animal y del ecosistema. En la práctica, esto implica el intercambio de conocimientos y la interacción entre la medicina y la medicina veterinaria, la biología y las ciencias ambientales (y disciplinas afines). Las emergencias sanitarias internacionales recientes, como la pandemia de COVID-19, la mpox (viruela del mono), los brotes de ébola y las amenazas constantes de otras enfermedades zoonóticas, las preocupaciones sobre la inocuidad de los alimentos, la resistencia a los antimicrobianos y la degradación de los ecosistemas y el cambio climático demuestran claramente la necesidad de una cooperación internacional e intersectorial. la cooperación y la creación de sistemas de salud sostenibles.

One Health expressa uma abordagem holística para a saúde humana, animal e do ecossistema. Na prática, isso envolve compartilhamento de conhecimento e interação entre medicina e medicina veterinária, biologia e ciências ambientais, assim como disciplinas afins.
Emergências internacionais de saúde recentes, como a pandemia de COVID-19, mpox (varíola dos macacos), surtos de Ebola e ameaças contínuas de outras doenças zoonóticas, preocupações com segurança alimentar, resistência antimicrobiana e degradação do ecossistema e mudança climática demonstram claramente a necessidade de e cooperação intersetorial, cooperação e a criação de sistemas de saúde sustentáveis.


Pet Med – E quanto ao futuro: podemos entender o conceito de Saúde Única como uma tendência ou já veio para ficar?
Kamilo Rivera – El enfoque One Health ayudará a prevenir las amenazas para la salud al eliminar su fuente, incluso al abordar el riesgo de transmisión de zoonosis de animal a humano. La iniciativa One Health también implica el intercambio de conocimiento científico, resultados de investigación, desarrollos y transferencia de tecnología.

A abordagem One Health ajudará a prevenir ameaças à saúde, eliminando sua fonte, inclusive abordando o risco de transmissão de zoonoses de animais para humanos. A iniciativa One Health também envolve a troca de conhecimento científico, resultados de pesquisas, desenvolvimentos e transferência de tecnologia.


Pet Med – Qual é a importância da Saúde  Única para a Medicina Veterinária?
Kamilo Rivera – Este es un gran trabajo en beneficio de preservar una humanidad sana. Reducción del estrés en animales de granja, reducción del uso de antibióticos, agrotóxicos, vigilancia de la salud de las mascotas.

Este é um grande trabalho em benefício da preservação de uma humanidade saudável. Redução do estresse em animais de fazenda, redução do uso de antibióticos, pesticidas, monitoramento da saúde dos animais de estimação.


Pet Med –  Por fim, se achar necessário, use o espaço abaixo para complementar a sua participação acrescentando outras informações que entenda como importantes e não tenham sido abordadas durante a entrevista.
Kamilo Rivera – Creo que este es un trabajo común complejo de toda la humanidad, y mientras más personas aprendan sobre este concepto, mayores serán las posibilidades de que nuestros hijos vivan en un mundo más saludable.

Acredito que este seja um complexo trabalho comum de toda a humanidade, e quanto mais as pessoas aprenderem sobre este conceito, maiores serão as chances de nossas crianças viverem em um mundo mais saudável.

Acompanhe mais artigos em nosso Blog e no Instagram.

Conheça abaixo toda linha de Produtos Pet Med. A Pet Med nasceu da necessidade de dedicar esforços para cuidar e melhorar a qualidade de vida dos animais que tanto amamos.




Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco