fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Por Pauline Machado

⠀⠀⠀O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, sendo escolhida a cor dourada por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
⠀⠀⠀Para conversar conosco sobre o tema entre os animais, conversamos com exclusividade com a Médica Veterinária, Liédge Camila Simioni, portadora do CRMV-PR 9882.
⠀⠀⠀Além de professora universitária, Liédge é cirurgiã de grandes e pequenos animais, Mestre em ciência animal e Doutoranda em ciência animal
⠀⠀⠀Acompanhe!

⠀⠀⠀Pet Med – De modo geral, qual é a importância da presença da mãe nos primeiros meses de vida dos animais?
⠀É a mãe que dá condições e ensina o filhote a sobreviver na natureza. É através da amamentação que o filhote recebe energia para se desenvolver e a mãe o conduz em todo o processo de desenvolvimento e de inserção e hierarquia na natureza

⠀⠀⠀Pet Med – No caso dos animais domésticos, o que essa relação entre a mãe e seus filhotes desencadeia de benefícios ao longo da vida desses animais?
⠀Eles aprendem a se posicionar frente a diversas situações. Aprendem como se comportar, como conviver em grupo, como ir em busca do alimento. Todo esse treinamento que a mãe faz com o filhote, ela ensina ele a ser um indivíduo destacável na sua comunidade de convivência.

⠀⠀⠀Pet Med – Por outro lado, quais são os malefícios para mãe e filhotes, quando separados precocemente?
⠀O filhote não tem ninguém como referência para seguir. Ele é como uma criança que não sabe lidar com as suas emoções e comportamentos sem ter uma mãe para ensinar a fazer o que deve ser feito. Assim, ele se torna ansioso, desconfiado, medroso e outros sentimentos ligados à insegurança. Animais que são separados muito cedo de suas famílias não têm a oportunidade de socializar adequadamente, nem de aprender a serem cães ou gatos equilibrados.

⠀⠀⠀Pet Med – Para ninhadas de cães e gatos, qual é o período ideal para desmame e separação do filhote da mãe e irmãos?
⠀Aproximadamente 60 dias, para ambas as espécies.

⠀⠀⠀Pet Med – Nos humanos, além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. E nos animais?
⠀A mesma coisa! Logo nas primeiras horas de vida os filhotes devem receber o colostro que é o primeiro leite materno rico em imunoglobulinas que vão ativar o sistema imune do neonato, preparando ele para as adversidades da natureza.

⠀⠀⠀Pet Med – Ainda pensando na saúde dos animais, quais são os malefícios da falta de amamentação?
⠀Além da deficiência nutricional, o sistema imune do filhote fica comprometido, não tendo condições de manter o filhote com uma imunidade alta e assim ele fica suscetível a adversidades que podem, inclusive, levá-lo ao óbito.

⠀⠀⠀Pet Med – E quanto à mãezinha? Quais cuidados devemos ter para que ela tenha boa saúde durante a gestação e possa amamentar de forma saudável seus filhotes?
⠀Uma alimentação adequada com níveis nutricionais adequados e ambientes sem estresse com certeza serão favoráveis para o desenvolvimento do filhote. Sem contar que muitas doses de amor, beijos e abraços também são válidos!

⠀⠀⠀Pet Med – O que as famílias devem fazer caso a gata ou a cadela não consiga amamentar os filhotes?
⠀Procurar o serviço veterinário o mais rápido possível para avaliação da situação nutricional dos filhotes e prescrição do melhor método de amamentação artificial.

⠀⠀⠀Pet Med – E contrário: o que fazer quando um ou mais filhotes não conseguirem mamar naturalmente?
⠀A Alimentação involuntária deve ser administrada mas sempre com a devida orientação do Médico Veterinário.

⠀⠀⠀Pet Med – Por fim, se achar necessário, use o espaço abaixo para complementar a sua participação acrescentando outras informações que entenda como importantes e não tenham sido abordadas durante a entrevista.
⠀Acredito que a entrevista foi muito interessante para ensinar o público como lidar Com os babys e as mamães gestantes!

⠀⠀⠀Animais silvestres
⠀Na fauna silvestre a ausência da mãe nos primeiros meses de vida também pode ser determinante para o desenvolvimento dos filhotes.
⠀No + Zoo – mantenedouro da fauna silvestre e educação ambiental, temos vários exemplos disso.
⠀Marcus Vinícius Batista, responsável pela instituição dá exemplos desses malefícios a várias espécies, como ao Dom, um Gato Maracajá ou também conhecido como Gato da Mata, que perdeu sua mãe enquanto filhote e não aprendeu a caçar e a se defender, e por isso, vive aos cuidados do + Zoo em São José dos Pinhais no Paraná. “Aos primatas os prejuízos são visivelmente notáveis, tamanha carência e apego aos humanos que cuidam deles no dia a dia. Quatro Macacos Prego perderam suas mães para o tráfico de animais, e portanto, assim como o Dom e tantos outros, precisarão de cuidados para o resto de suas vidas”, enfatiza e finaliza.

Acompanhe mais artigos em nosso Blog e no Instagram.

Conheça as Roupas Protetoras para Gatos da Pet Med

Pet Med atua no mercado nacional e internacional sempre trazendo inovação e tecnologia nos cuidados aos animais de estimação

Para amantes de gatos , a Pet Med é fabricante de roupas protetoras e pós cirúrgicas para que no momento em que seu gato mais precisar de cuidado tenha conforto e qualidade de vida

Nossas roupas protetoras são aprovados por médicos veterinários, cães, gatos e seus donos que usam e recomendam. 

Temos coleção exclusiva com cores e design desenvolvido para melhor adaptação da anatomia de gatos,  além de termos uma gama variada de tamanhos para diversos portes de gatos.

Conheça os produtos Pet Med

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco