Por Pauline Machado
Julho Verde é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, por meio da Campanha Julho Verde, reconhecida nacionalmente que alerta a população sobre os riscos, sinais precoces e importância do diagnóstico rápido dessas neoplasias.
A Campanha também se estende ao universo veterinário como um importante alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço em cães e gatos.
Tumores nessa região, como os de cavidade oral, mandíbula, língua, glândulas salivares, laringe ou tireoide, não são incomuns em pets — especialmente em animais idosos — e costumam ser silenciosos nos estágios iniciais. Por isso, a atenção aos sinais discretos é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz ao tratamento.
Para conversar conosco sobre este tema, convidamos a Médica Veterinária, Jéssica do Rocio Janiszewski, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universade Federal do Paraná – UFPR.
Dra. Jéssica também tem Residência em Clínica Média e Cirúrgica de Grandes Animais e Residência em Oncologia Veterinária , ambas pela UFPR.

A entrevista esta imperdível. Ao final da leitura, compartilhe com amigos e familiares.
Pet Med – O que é a Campanha Julho Verde e por que é tão importante falarmos sobre o câncer de cabeça e pescoço?
Jéssica do Rocio Janiszewski – O Julho Verde é uma ação que procura conscientizar sobre detecção precoce e prevenção de neoplasias na região da cabeça e do pescoço. É importante falarmos sobre esta doença e sobre a detecção precoce para aumentar as chances de tratamento e cura enquanto o tumor não evoluir tanto a ponto de se tornar irressecável. Além disso, nesta região existem estruturas importantes, como vias aéreas, olhos, sistema nervoso central, que quando comprometidas pela doença ou sofrendo compressão por tumores trazem complicações graves para a vida do paciente.
Pet Med – Quais são os principais fatores de risco e sinais de alerta para o câncer nessa região?
Jéssica do Rocio Janiszewski – A meu ver, os principais fatores de risco a meu ver para os pets seriam a idade e a exposição crônica ao sol, que pode predispor ao câncer de pele. Dentre outros sinais de alerta em que devemos prestar atenção são diversos, ressalto o aumento de volume, dificuldade para se alimentar, mau odor na boca, manchinhas na pele,
especialmente nas orelhas, olhinhos com a aparência de estarem mais para fora das órbitas do que o normal, dificuldades respiratórias e dor.
Pet Med – Como a prevenção pode ser feita no dia a dia, especialmente em relação à higiene bucal, alimentação e hábitos de vida?
Jéssica do Rocio Janiszewski – É importante prestar atenção em nossos pets, estar sempre atentos à simetria de face e olhos, realizar escovação frequente dos dentes com produtos veterinários de boa qualidade, além de ofertar um alimento de boa qualidade, sem adição ou com baixa de conservantes, proteger do sol, evitando passeios nas horas mais quentes do dia e usando sempre protetor solar nas áreas mais sensíveis.
Pet Med – Durante o tratamento oncológico, como garantir uma rotina de cuidados mais humana e menos dolorosa para o paciente?
Jéssica do Rocio Janiszewski – Durante o tratamento oncológico, como veterinária, procuro sempre proporcionar um ambiente mais tranquilo e aconchegante para meus pacientes, tanto nas consultas de acompanhamento como nas sessões de quimioterapias e internamentos. É reconfortante ver que os meus pacientes gostam de mim e se sentem bem ao me verem. Procuro recompensar todas as vezes em que realizo coleta de sangue ou aplicação de medicações. Instruo os familiares sobre os principais
riscos do tratamento, efeitos esperados e como devem proceder, além de manter um ambiente confortável cercado de amor e carinho.
Pet Med – Sabemos que a alimentação pode ser um desafio nesse tipo de câncer. Quais cuidados devem ser tomados para garantir uma boa nutrição sem agravar o desconforto local?
Jéssica do Rocio Janiszewski – Em casos de neoplasias orais ou em regiões que dificultem a mastigação, como a articulação temporomandibular, sugere-se o uso de alimento mais amolecido ou líquido, havendo também a possibilidade do uso de sondas esofágicas para auxiliar no fornecimento de alimento.
Pet Med – A região da cabeça e pescoço é delicada, com cicatrizes, tubos, curativos e pontos sensíveis. Como o manejo pode ser mais higiênico e protegido nesses casos, tanto em domicílio quanto em clínicas ou hospitais?
Jéssica do Rocio Janiszewski – Para o manejo de curativos de feridas e de sondas procura-se sempre utilizar material novo, até mesmo estéril se for possível, com o uso de antissépticos para a limpeza, e, em casos de neoplasias orais, antissépticos orais.
Para as sondas esofágicas existem colares próprios que permitem melhor fixação de curativos e da sonda, como o Colar Protetor para Sonda Gato, desenvolvido pela Pet Med.
Pet Med – O tratamento costuma ser prolongado e desgastante. De que forma o uso de acessórios e um ambiente acolhedor ajudam na adesão e no bem-estar
emocional?
Jéssica do Rocio Janiszewski – O uso de alguns acessórios permite que se mantenha a qualidade de vida e a manutenção dela. O uso de uma sonda esofágica , por exemplo, permite manter o paciente nutrido, aumentando a expectativa de vida. Além disso, alguns manejos necessários faz com que o tutor e o paciente tornem-se mais próximos, o carinho e a atenção são fundamentais no tratamento.
Pet Med – Em pacientes que apresentam dor, limitação de movimentos ou hipersensibilidade na região cervical, como acessórios como o colar cervical, o colete Calm Pet ou a focinheira auxiliam no manejo seguro, sem comprometer a dignidade e o conforto do animal?
Jéssica do Rocio Janiszewski – Em casos de dor ou limitação de movimentos, o colar e o colete podem auxiliar no conforto do paciente. Já a focinheira pode ser usada em situações mais pontuais, em que existe risco para quem está manuseando o paciente, que devido á dor pode morder, mas é mais desconfotrtável.
Pet Med – Durante o tratamento de neoplasias na cabeça e pescoço, quais cuidados devem ser tomados com a fixação da sonda esofágica, e como o colar adequado pode facilitar a higiene local e o manejo diário pelo tutor?
Jéssica do Rocio Janiszewski – A sonda esofágica precisa estar bem fixada, pois caso ocorra alguma mudança de posição deste aparato, pode ocorrer a broncoaspiração de conteúdo alimentar.
Quanto ao curativo, é importante que seja trocado diariamente, com limpeza cuidadosa da inserção da sonda, pois é uma ferida e está em uma região predisposta a infecção, pois tem contato direto com o trato digestório. O uso de
colares especiais para a sonda facilita a manutenção do curativo, mantendo-o no local, mantem a sonda fixada e deixa um aspecto mais bonito e confortável.
Pet Med – Como familiares e cuidadores podem ser orientados para participar ativamente desses cuidados sem causar dor ou incômodo ao paciente?
Jéssica do Rocio Janiszewski – Pessoas mais próximas do paciente, que vão estar presentes para cuidar devem ser orientados pelo médico veterinário, podendo até mesmo haver grupos em aplicativos de comunicação para o compartilhamento de notícias. Além disso, podem-se montar tabelas para o controle de medicações e alimentação quando há mais de uma pessoa em casa que estará cuidando do animal.
Pet Med – Por fim, para quem está enfrentando esse diagnóstico, quais são as principais orientações e acolhimento nesse Julho Verde?
Jéssica do Rocio Janiszewski – Minha orientação a quem está passando por uma situação destas com seu animalzinho de estimação é sempre procurar um especialista para o tratamento e orientação, fazer tudo que estiver ao seu alcance, dar muito amor e carinho.
Outro ponto muito importante é pensar no sofrimento, há situações em que o câncer é muito agressivo e o tratamento não é eficaz. Nestes casos é necessário conversar com o tutor sobre prognóstico e qualidade de vida, embora essa seja a conversa que nunca gostamos de ter…
O diagnóstico de câncer pode ser desafiador, mas com a prevenção e o apoio certos, é possível proporcionar ao seu pet uma vida com mais qualidade e conforto. A Pet Med se dedica a criar soluções que fazem a diferença na recuperação e no bem-estar diário dos animais.
Acesse o nosso site para conhecer a linha completa de produtos Pet Med e siga-nos no Instagram para dicas de saúde, novidades e informações que vão te ajudar a cuidar do seu melhor amigo com todo o carinho e dignidade que ele merece. Juntos, fazemos a diferença!


