Por Pauline Machado
Não são raros os cães e gatos com problemas articulares ou de coluna. Esses pacientes precisam de uma rotina adaptada, com mais conforto, segurança e atenção no dia a dia.
Condições como displasia coxofemoral, hérnias de disco ou artrose são comuns, especialmente em animais idosos, obesos ou de raças predispostas. Quando não há um cuidado diário adequado, esses quadros podem se agravar, causando dor crônica, perda de mobilidade e impacto direto na qualidade de vida do pet.
Por isso, é fundamental que familiares dos cães e gatos estejam atentos aos detalhes do ambiente, ao uso de acessórios de apoio, à alimentação e aos estímulos físicos adequados.
De acordo com o Médico Veterinário Fisiatra, Patrick Infante, com pequenas adaptações e um plano individualizado, é possível preservar a autonomia do animal, reduzir o desconforto e promover bem-estar mesmo diante de limitações físicas.
Nesta entrevista, vamos abordar as principais orientações práticas para o dia a dia.
Acompanhe e compartilhe com amigos e familiares!

Pet Med – Quais são os sinais mais comuns de que um pet pode estar com dor ou limitação articular ou na coluna?
Patrick Infante – Existem algumas raças com maior predisposição para problemas ortopédicos, assim como animais senis, também podem sofrer com dores, por isso é muito importante prestar atenção aos sinais, por mais sutis que sejam. Os pets podem apresentar diminuição de atividade, ficando muito tempo deitado ou não encontrar posição confortável para deitar, podem ter dificuldade para levantar, podem escorregar com facilidade, assim como apresentar perda de apetite, dificuldade para urinar e defecar, lamber muito uma articulação, elevar o membro com dor, diminuir o tempo de contato da pata com o piso e mancar. Alguns podem ficar reativos ao toque em determinadas partes do corpo e tentar morder. No caso de felinos, eles se escondem ou param de subir em objetos. Por isso, sempre que um pet apresentar algum desses sinais, procure a orientação do Médico Veterinário o quanto antes.
Pet Med – Quais adaptações no ambiente doméstico são recomendadas para evitar quedas, escorregões ou esforços desnecessários desses pets?
Patrick Infante – É sempre bom prestar atenção ao ambiente, sobretudo ao piso. Os de porcelanatos são práticos e fáceis de limpar, mas os animais têm dificuldade em andar neles principalmente nos polidos e lisos. O ideal seria fazer um caminho que facilite a deslocação, sem que eles andem derrapando, com tapetes antiderrapantes ou com tatame que proporciona aderência ao caminhar e ao pular de sofá, camas ou outros móveis elevados. Em raças toy e condrodistróficos o indicado a ter rampas de acesso ou escadas para cama e sofás para que não pulem ao subir ou descer desses móveis, pois o impacto repetitivo pode levar a traumas.
Pet Med – O manejo na hora de carregar ou movimentar o pet muda? Como os familiares devem posicionar o animal corretamente, por exemplo, ao colocá-lo na cama ou no sofá e para descer desses móveis?
Patrick Infante – Sempre que for pegar o pet no colo evite pegar por baixo do braço como um bebê, este movimento sobrecarrega a coluna. Também é importante evitar levantar o seu amigo de quatro patas com dois pontos de apoio, com um braço por baixo das patas da frente e o outro braço abaixo das patas traseiras, na horizontal. Evite também que o pet fique pulando nas suas pernas pedindo colo.
Pet Med – Existem acessórios que ajudam a dar mais conforto e segurança a pets com essas condições?
Patrick Infante – Sim existe uma vasta quantidade de modelos de produtos que auxiliam no dia a dia, desde comedouros elevados para animais com dores em cervical e problemas em membros dianteiros, escadas ou rampas para subir e descer em móveis e caminhas com várias densidades e textura de espuma que auxiliam no conforto no pet.
Pet Med – Como saber se é a hora de usar esses recursos?
Patrick Infante – Muitas vezes é recomendado usar estes recursos desde filhotes, se for uma raça que tem predisposição a ter problemas ortopédicos, pois é mais fácil condicioná-los a usar desde pequenos do que depois de velhinhos. No caso do famoso salsichinha (Dachshund), que pode ter hérnia de disco, a rampa é uma aliada no conforto do animal no dia a dia.
Pet Med – Em termos de rotina, como deve ser o manejo de passeios, brincadeiras e exercícios físicos para não agravar o quadro?
Patrick Infante – Quando o paciente é diagnosticado com qualquer alteração que leve a dor ou problema articular, no primeiro momento é necessário repouso e aos poucos ir voltando à rotina. Se o pet não está acostumado a passear, não é depois que está com alterações que ele vai começar a andar, portanto, deve-se respeitar os limites de cada indivíduo. O exercício é importante para que não leve a uma atrofia ou perda de massa muscular. No entanto, deve-se evitar brincadeiras de impacto, jogar bolinhas, saltos e cabo de guerra. Vale a pena prestar atenção às guias e coleiras para que não faça o pet a puxar ou fazer mais esforço ao passear, e cuidado aos puxões.
Pet Med – De que forma a alimentação e o controle do peso também influenciam diretamente nesses casos?
Patrick Infante – Hoje sabemos que o excesso de peso prejudica as articulações e o acúmulo de tecido adiposo piora as reações inflamatórias. A dieta deve ser respeitada conforme orientação do Médico veterinário, porte do animal e fase de vida. A suplementação de nutrientes como colágeno, condroitina, glicosamina e os ômegas são excelentes aliados para os pets. Na rotina vejo muitos pacientes com quadro de dores e que estão com sobrepeso ou obesos. Muitas vezes o responsável tem dificuldades em perceber que o animal está acima do peso.
Pet Med – Como a fisioterapia veterinária, como o uso de esteiras aquáticas, laser ou acupuntura, pode contribuir para melhorar a mobilidade e reduzir a dor?
Patrick Infante – A medicina integrativa junto com tratamento tradicional acelera o processo de recuperação do paciente, diminuindo a dor neurológica, processos inflamatórios e recuperando a musculatura atrofiada do paciente. A hidroesteira ou esteira aquática diminui o impacto nas articulações, a água à 28 graus aumenta a viscosidade, gerando mais resistência e fazendo com que o cão faça esforço maior, além de proporcionar uma sensação agradável ao paciente. O laser promove vasodilatação, melhorando a circulação na região tratada, diminuindo o processo inflamatório e combatendo radicais livres, entre outros benefícios. A Acupuntura, técnica milenar consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, buscando estimular o sistema nervoso central e liberar substâncias analgésicas naturais, como endorfinas, além de reduzir inflamações e promover relaxamento muscular. Entre outros tratamentos como eletroterapia, magnetoterapia e cinesioterapia, todas com efeitos excelentes, só devem ser realizadas por profissionais qualificados e com indicação do Médico Veterinário.
Pet Med – Qual o papel da família no cuidado diário com pets com essas limitações? Patrick Infante – Todos os integrantes da família devem participar, desde cuidados no momento que chegam em casa, evitando excitar o pet, para que ele não escorregue, salte ou dê os ataques de corrida em círculos. Massagem e alongamentos ajudam a relaxar a musculatura e o Médico Veterinário pode passar a lição de casa para que façam exercícios em casa.
Pet Med – E sobre prevenção: que medidas os familiares podem adotar desde cedo para evitar problemas articulares ou de coluna, especialmente em raças predispostas?
Patrick Infante – Antes de adotar ou adquirir um animal de raça, pesquise a raça, veja as alterações que podem ter. Evite pisos lisos, saltos, brincadeiras de impacto, uso de rampas ou escadas para subir nos móveis. Vale lembrar que mesmo que seja um animal de procedência e o responsável tome todos esses cuidados, o pet vai ficar velho e com o passar do tempo pode desenvolver artrite, artrose entre outras doenças senis.
Pet Med – O colar protetor cervical da Pet Med pode ser utilizado em casos de dor ou lesões na coluna. Quais os benefícios desse acessório para o conforto e mobilidade do pet durante o tratamento?
Patrick Infante – O colar, assim como outras órteses, auxiliam o paciente a se recuperar de lesões na região cervical, limitando o movimento e dando sustentação para que o organismo se recupere da lesão. Deve ser usado sempre por indicação e supervisão do médico veterinário.
Pet Med – Protetores absorventes e protetor de fralda são indicados para pets com incontinência ou mobilidade reduzida. Como esses acessórios ajudam no dia a dia desses animais?
Patrick Infante – Os protetores trazem mais conforto e bem estar ao paciente, evitando que ele fique molhado ou que desenvolva uma assadura. Animais com lesões em coluna ou senis podem desenvolver incontinência, logo, o uso dos protetores de absorventes e de fraldas ajudam também no manuseio do pet pelos seus familiares.
Pet Med – Por fim, em que situações o uso combinado desses acessórios – colar, fralda e protetor absorvente, pode fazer diferença na recuperação e no bem-estar de pets com artrose, hérnia ou pós-cirúrgicos, por exemplo?
Patrick Infante – Em casos de pacientes de pós-operatório de hérnia de discos, onde é necessário repouso absoluto e geralmente os pacientes são incontinentes, o uso do protetor absorvente e fralda é necessário para evitar que o paciente não fique molhado durante a recuperação e previne de assaduras ou até mesmo uma ferida ou escara. A roupa ajuda a proteger os pontos, para que o paciente não lamba ou que caia sujidades na cicatriz
O importante é sempre procurar orientação de um Médico Veterinário, pois, muitas vezes é necessário fazer um tratamento multidisciplinar, com ortopedista, neurologista e fisiatra.
A medicina integrativa vem para complementar os tratamentos convencionais.
Seu pet merece todo o conforto e cuidado, especialmente quando enfrenta problemas de coluna ou articulações. Com as adaptações certas e o apoio de acessórios desenvolvidos pensando no bem-estar, é possível transformar a rotina e garantir mais qualidade de vida!
Conheça a linha completa de produtos Pet Med, desenvolvida com tecnologia e carinho para auxiliar na recuperação e no conforto do seu amigo. Visite nosso site e siga-nos no Instagram para mais dicas e novidades! 🐾❤️