fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Testes em 15 materiais mostraram capacidade de filtrar ou não aerossóis que carregam contaminantes

Se puder, não saia de casa; mas se sair, use máscaras. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação do novo coronavírus modificou a nossa rotina, mas será que toda máscara protege de verdade? Para responder a essa pergunta, os professores Maurício Foschini e Adamo Ferreira Gomes do Monte, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), avaliaram a eficiência de 15 tipos de máscaras. Os testes foram feitos durante a última semana, no Laboratório de Imagem e Fotônica, no Campus Santa Mônica.

O estudo ainda não foi publicado em periódico científico, mas, segundo os pesquisadores, os testes revelaram que as máscaras N95, as cirúrgicas e as de algodão são as mais eficientes. Embora o filtro de papel tenha apresentado boa retenção de partículas, seu uso não é indicado para prevenir a Covid-19, porque a vedação lateral da máscara feita com esse material é ruim e a umidificação é rápida.

Até o momento, a ciência considera que o coronavírus pode “flutuar” por meio de aerossóis, que são partículas muito pequenas que ficam suspensas no ar, como as gotículas de saliva. Por isso, as máscaras podem evitar a propagação do vírus. “Acredita-se que, bloqueando o aerossol, você bloquearia a maior parte dos contaminantes, porque o contaminante precisa de um veículo”, explica o professor Monte.

Para testar quais máscaras conseguem fazer esse bloqueio efetivamente, os pesquisadores da UFU produziram, em laboratório, um fluxo constante de aerossol, utilizando uma máquina (um nebulizador piezoelétrico), e observaram a propriedade de espalhamento de luz desse aerossol. 

Os cientistas fotografaram as micropartículas antes da máscara, atravessando a máscara e depois da máscara. As imagens foram coletadas e gravadas em um laboratório de imagem. Os físicos processaram essas imagens e obtiveram a quantidade de partículas por milímetro quadrado. A partir disso, eles elaboraram uma tabela, classificando os tipos de máscaras de acordo com a de proteção, desde a eficiência “muito alta” até a “muito baixa”. Confira abaixo.

Fonte do estudo no link: Comunica Ufu

As máscaras da Pet Med são produzidas com duas camadas de algodão 100%. Conheça mais detalhes aqui: https://bit.ly/MascaraPetMed 

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco