Inteligência dos Cães : Metodologia e Ranking de Raças.
“Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos.” Machado de Assis
Quais são os critérios para o ranking de cães inteligentes?
No caso do famoso ranking de cães inteligentes, que coloca o border collie como o cachorro mais inteligente do mundo, o critério foi a facilidade que cada raça teria de aprender truques e de obedecer.
Pesquisa foi conduzido por Stanley Coren, especialista em comportamento animal da Universidade da Colúmbia Britânica, o estudo foi feito com base em um extenso questionário desenvolvido por ele, e respondido por mais de 200 especialistas em provas de obediência canina. Entre os principais itens avaliados estão a quantidade de repetições necessárias para que determinada raça aprenda um novo comando, assim como o tempo de resposta para fazer isso.
Dessa forma, foram considerados mais inteligentes os cães de raças que, teoricamente, precisam de até 5 repetições para assimilar um novo comando, enquanto outras raças poderiam precisar de até 100 repetições.
A (des)importância do ranking na hora da escolha do cachorro
Para quem está em processo de adquirir ou de adotar um cachorro, saiba que a lista de inteligência canina deve ter pouquíssima ou mesmo nenhuma relevância na hora da escolha. E isso vale mesmo para os tutores que não veem a hora de ensinar ao seu amigo alguns truques.
“Qualquer cachorro de qualquer raça pode aprender. Vai depender da rotina, dos estímulos, das atividades e das recompensas que ele recebe”, explica a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz.
Reprodução de Texto: Blog Petz, leia o texto na íntegra.
Confira Produtos da Pet Med para Saúde e Bem Estar do Animal