fbpx
+55(19)3493-9220 | (19)3493-5576 | (19)3493-4429 | WhatsApp: (19) 99798-2389 contato@petmed.com.br
Select Page

Saúde Mental: Dicas para Manter Saúde Mental – Médico Veterinário

Por Pauline Machado

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, podemos entender saúde mental como um estado de bem-estar, em que a pessoa consegue apreciar a vida, trabalhar e contribuir com a sociedade, enquanto administra suas emoções. Significa conseguir lidar com os sentimentos positivos, como alegria e amor, assim como com os negativos, como tristeza, frustração e luto, sabendo administrar os momentos bons e os negativos na vida pessoal e profissional.

No entanto, nem sempre isso acontece no dia a dia do Médico Veterinário, e as justificativas são inúmeras: desvalorização da profissão, desunião da classe, dificuldade em lidar com perda de pacientes, frustração e sentimento de ter as “mãos atadas” em determinadas situações, são algumas delas.

A psicóloga Giorgia Brassac Kniggendorf, considera que, independentemente da profissão, a saúde mental deveria ser o objetivo de todos. Mas quando tange aos Médicos Veterinários, alguns pontos devem ser destacados. “Além de estar trabalhando com a vida de um ser, o Médico Veterinário trabalha com a pressão das famílias que levam seus bichinhos para tratamento. O Médico Veterinário lida com a dor dos familiares, às vezes com o luto, e ainda com a própria responsabilidade para com os seus pacientes. Logo, a pressão realmente é grande.

Por isso tudo, a saúde mental deve estar em dia, caso contrário podem surgir dúvidas no profissional sobre sua competência, também conhecida como Síndrome do impostor, se realmente fez o que podia. Pode-se, também, perceber um aumento da ansiedade e em alguns casos depressão. Além da síndrome de Burnout, também chamada de síndrome do esgotamento profissional, um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho”, explica.

Psicóloga Giorgia Brassac Kniggendorf

Saúde emocional como diferencial competitivo

Ter em dia sua saúde mental faz com que o profissional trabalhe com menos ansiedade, o que pode se tornar um diferencial competitivo para o dia a dia dos Médicos Veterinários, avalia a especialista. “Técnicas de respiração, relaxamento e instrumentos para controlar as emoções podem fazer a diferença na hora de uma tomada de decisão, ou, por exemplo, no momento de falar com a família do pet, através de uma comunicação mais assertiva e realista”, pontua.

Para manter a saúde mental saudável, a psicóloga sugere que os Médicos Veterinários mantenham em paralelo às atividades do dia a dia:

1. Tenha um hobbie, algo que você goste muito e que tire seu pensamento do trabalho;

2. Faça meditação

3. Quando perceber que a emoção ou sentimentos intensos estão tomando conta de seu pensamento, faça longas respirações;    

4. Sempre fazemos nosso melhor, logo não se cobre tanto. Algumas coisas simplesmente não estão em nosso controle;  

5. Leia bastante, se atualize. Informação nunca é demais, e nos deixa sempre prontos para qualquer eventualidade.

.

Para os líderes

Giorgia ressalta que os líderes desempenham um papel importante para que a qualidade da saúde emocional de todos da sua equipe seja saudável individualmente e entre os colegas de trabalho.

Neste sentido ela orienta aos líderes que:

1. Escute sua equipe sem julgamento. Às vezes algo simples para você, é muito difícil para o outro;  

2. Atente para as ideias da equipe. São eles que estão na linha de frente. São seus olhos com o público;  

3. Faça pequenas, curtas reuniões de alinhamento;     

4. Defina objetivos alcançáveis, e premie seus colaboradores não apenas com pequenas lembranças, mas com o reconhecimento do trabalho bem feito;   

5. Lembre-se que o líder lidera pessoas, todas diferentes e com sentimentos diferentes. Logo, deve ter ou aprender a ter habilidade para praticar a empatia, sendo um líder que eles admirem e não um líder autoritário. Assim, seus colaboradores lhe seguirão por admiração e não por medo.

Acompanhe também no Instagram

Veja Produtos Pet Med

Open chat
1
Fale Conosco
Podemos te ajudar? Fale Conosco