As altas temperaturas são um perigo para a Saúde dos Pets.
Nos dias com mais calor temos algumas dicas de como cuidar dos nossos queridos amigos:
“Segundo o médico veterinário Fabiano Castellano, em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e locais para se abrigar do sol forte e da chuva. Também devem estar com a higiene, os vermífugos e as vacinas em dia.”
Fonte: Paraná Online
Imagem: Ilustração/Divulgação
Direto do Blog da Consul:
Como cuidar dos Pets nos dias quentes:
Cuidado com a hipertermia!
Os bichinhos não transpiram como nós, por isso é necessário manter seu pet em um local arejado. No verão, é melhor deixar a janela aberta, para que a casa fique ventilada. E nunca deixe seu bichinho no carro fechado, mesmo com os vidros semi-abertos! Já te ensinamos como socorrer seu amigo em situações de emergência, mas se o seu animal estiver muito ofegante, demonstrar falta de disposição ou ainda se houver mudança na coloração da língua, leve-o imediatamente ao veterinário.
Previna as doenças do verão
O calor aumenta a incidência de infestações por pulgas, carrapatos e vermes. Mantenha vermífugos e anti-pulgas em dia. Coleiras carrapaticidas também são úteis para repelir moscas, que assim como os outros parasitas citados, também podem transmitir leishmaniose. O ideal é aplicar um repelente de parasitas mensalmente no seu pet.
Banhos de mangueira são bem-vindos
Refresque seu bicho molhando um pouco sua barriga e garanta que ele possa descansar em um local coberto e arejado, fora da casinha, que fica muito quente quando está sol.
Ofereça frutas congeladas
Você pode congelar frutas e legumes e oferecer para o animal. Além de refrescar, ele também irá se divertir e complementar sua alimentação de forma saudável. Veja como congelar frutas do jeito certo.
Cuidado com as alergias
Alguns animais têm reações alérgicas quando a temperatura sobe. Por isso, é importante evitar mais de um banho por semana e também tosas muito curtas. Se o seu animal é muito peludo, a tosa pode ser feita com tesoura. Não é recomendado tirar todo o pelo do animal, pois expor a pele ao sol é perigoso. Se seu cão ou gato for de uma raça sem pelos, aplique um protetor solar específico para animais antes dos passeios.
Escolha horários mais frescos para os passeios
Não leve seu cão para passear em horários muito quentes do dia. Ele pode se sentir mal e também é possível que o asfalto quente queime suas patas. Melhor planejar os passeios para o início da manhã ou após o fim da tarde.
Veja mais dicas no Blog da Consul.